Montijo, Sociedade

Câmara do Montijo promove campanha de recolha de óleos alimentares usados

anuncio[Senergia]A Câmara Municipal do Montijo, em parceria com a S.Energia (Agência Regional de Energia para os concelhos de Montijo, Barreiro, Alcochete e Moita), está a promover uma campanha de recolha de óleo alimentar usado no âmbito do projeto Recoil.

O projeto Recoil é uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia que decorrerá até 2015 e tem como principal objetivo o aumento da produção sustentável de biodiesel e a sua inclusão no mercado local pelo incremento do processo de recolha e reconversão de óleos alimentares usados gerados a nível doméstico.

A Câmara Municipal do Montijo colocou à disposição dos munícipes, oleões, contentores seletivos para deposição do óleo alimentar usado. Estes equipamentos estão preparados para receber o óleo alimentar usado que deve ser acondicionado dentro de garrafas ou garrafões plásticos bem fechados.

Ao recolher este resíduo seletivamente, o município cumpre a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 267/2009 de 29 setembro) e contribui para a valorização deste resíduo, encaminhando o óleo para uma empresa de gestão de resíduos que fará a sua transformação em biocombustível, detergentes, sabão, evitando o desperdício deste recurso.

Atualmente, estão disponíveis 13 oleões em diversas escolas do concelho. Em breve, a rede destes equipamentos será aumentada com disponibilização de mais locais para deposição.

Para tornar a rede de recolha cada vez mais eficiente, a Câmara está a aceitar propostas para criação de pontos de recolha em locais como centros comerciais, condomínios, associações, restaurantes, entre outros, através de um contrato de serviço de reciclagem de óleos alimentares usados. Se quiser aderir contacte o 21 232 77 69.

A sua participação nesta campanha é fundamental. Deposite o óleo alimentar usado nos oleões. Um gesto simples com o qual ajuda a preservar o meio ambiente!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *