Borba, Desporto, Sociedade

Passeios Pedestres à Descoberta do Concelho de Borba

Passeio entre Pedreiras e o BosqueO Município de Borba retomou os passeios à descoberta do concelho de Borba, com a realização de um passeio por mês durante este ano, com participação gratuita.

No passado dia 12 de janeiro decorreu o primeiro passeio, à “Descoberta das Ermidas de Borba”, com passagem pelas ermidas de S. Miguel, S. Cláudio, S. Lourenço, S. Pedro e Igreja do Real Convento das Servas, numa extensão aproximada de 12 quilómetros, que contou com 20 participantes.

O próximo passeio convida à caminhada “Entre pedreiras e o Bosque”, no dia 16 de fevereiro, com início às 09.00 horas, em frente à Câmara Municipal de Borba, numa extensão aproximada de 12 quilómetros. Este passeio permitirá conhecer as pedreiras, unidades de transformação e as escombreiras de mármore, a antiga linha de caminho-de-ferro que liga Vila Viçosa a Borba, vinhas e olivais, e o Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque. Este Convento foi fundado em 1505 pelo 4º Duque de Bragança, D. Jaime IV, que, segundo a tradição, aqui esteve isolado, sofrendo severas penitências devido aos remorsos por ter mandado matar a sua esposa, a Duquesa D. Leonor.

Além dos benefícios para a saúde inerentes à prática da caminhada, estes passeios dão a conhecer o concelho de Borba nas suas múltiplas vertentes, convidando à descoberta do património histórico e natural, das atividades económicas, fauna e flora do concelho, fomentando ainda o convívio entre os participantes.

Mais informações sobre os passeios poderão ser solicitadas no Gabinete de Cultura e Desporto do Município de Borba.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *