Mação, Sociedade

Mação, um Concelho Amigo do Idoso – Novo projecto municipal de apoio à pessoa idosa

A Câmara Municipal de Mação criou um novo Programa de Intervenção Junto dos Idosos do Concelho de Mação designado “Mação, Um Concelho Amigo dos Idosos”. Trata-se de uma política municipal de apoio aos idosos Maçaenses que assenta em estratégias que valorizam e promovem o seu desenvolvimento, participação, autonomia, saúde física e psíquica, em prol da melhoria da sua qualidade de vida assim como do seu enriquecimento social e cultural. Esta resposta de apoio ao idoso integra as seguintes acções:

 

– Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa. Um espaço de apoio ao idoso na resolução de várias questões, nomeadamente direitos e benefícios que lhe assistem em diversas áreas como: serviços, equipamentos, saúde, segurança social, entre outros. Aqui poderá ainda tratar, de forma descentralizada, do Cartão Mação + Vida.

Para que este serviço seja acessível a todos, os atendimentos serão descentralizados da sede do Concelho sendo que, sob forma de marcação, o idoso poderá ser atendido na sua Freguesia/localidade e, caso se justifique a situação, poderão efectuar-se visitas domiciliárias. Através deste gabinete será possível identificar as principais necessidades de forma a mediar e encaminhar o Munícipe para eventuais respostas sociais. Qualquer idoso poderá deslocar-se ao serviço e solicitar apoio na resolução de qualquer problema. Da mesma forma, qualquer Munícipe poderá também ali sinalizar situações de idosos que se encontrem em situação de alguma vulnerabilidade.

 

– Apoio a Idosos com a Doença de Alzheimer e/ou outras Demências. Pretende-se oferecer aos idosos com problemas demenciais um acompanhamento mais efectivo a nível psicológico, através de uma parceria com a Alzheimer Portugal, à qual a Câmara Municipal de Mação solicitou a celebração de um protocolo. Através desta parceria, que assumirá uma vertente especializada, será também possível apoiar o familiar/cuidador do doente demencial na prevenção da sobrecarga psicológica associada ao acto de cuidar.

 

– Clube Sénior de Mação. Um espaço de promoção de actividades desportivas, culturais e recreativas para os idosos, de forma concertada e multidisciplinar. Pretende-se congregar as actividades que já existem com novas acções, reavivando ainda outras já realizadas, mas que entretanto terminaram. O objectivo passa por promover um conjunto de actividades descentralizadas, de carácter contínuo e/ou pontual, abertas à população idosa institucionalizada e não institucionalizada, aproveitando os recursos e respostas já existentes e apostando em parcerias entre diversas entidades e serviços.

A ficha de inscrição estará disponível no site da Câmara Municipal de Mação, no Serviço de Acção Social e será também enviada juntamente com o recibo de água da Autarquia no final do mês de Janeiro. Deverá depois ser entregue, devidamente preenchida, na CMM, Posto de Turismo, Serviço de Acção Social ou Juntas de Freguesia.

– Mação Contra a Solidão. Será o reavivar de um projecto já existente no Concelho que consiste em reunir voluntários para apoiar os idosos mais isolados social e geograficamente.
– Sessões Formativas, cujo objectivo é promover acções de sensibilização sobre temáticas ligadas aos idosos e à terceira idade, destinadas a cuidadores, técnicos, parceiros e comunidade em geral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *