Cultura, Marinha Grande

Exposição de marionetas prolongada até 2 de março na Marinha Grande

ExposicaoMarionetas_Galeria_MV4A exposição “S.A. Marionetas – 16 Anos a Trabalhar para o Boneco”, patente na Galeria Municipal da Marinha Grande e no Museu do Vidro, foi prolongada até ao dia 2 de março. A entrada é gratuita.

 

A mostra, inaugurada no dia 7 de dezembro, tem sido muito visitada pelo público de todas as idades, tendo sido prolongado o seu período de exibição, inicialmente previsto até 31 de janeiro.

 

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal, que está integrada no programa de animação do Centro Tradicional da Marinha Grande.

 

São apresentados cenários e marionetas representativas das diferentes técnicas utilizadas nas inúmeras peças de teatro protagonizadas pelo grupo S.A. Marionetas, em todo o mundo.

 

A mostra pode ser visitada gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. A Galeria Municipal situa-se no Edifício dos Arcos, no Jardim Stephens, na Marinha Grande. O Museu do Vidro está localizado no Palácio Stephens, também em frente ao Jardim Stephens, no Centro Tradicional.

 

Biografia da companhia S.A. Marionetas

 

A companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecas, está sediada em Alcobaça e possui um largo e rico curriculum na área das marionetas a que se dedicam desde 1979.

 

A companhia organiza, desde 1998, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas “Marionetas na Cidade” em Alcobaça. Tem participado em diversos Festivais de Teatro de Marionetas em Portugal, tendo também representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, China, Eslováquia, Macau e Cazaquistão.

 

Desde 1997 já criou 36 produções originais de teatro de marionetas. Em 2005 foi-lhe atribuído o prémio de mérito cultural das artes e espetáculo “Troféu Afonso Lopes Vieira”.

 

Em 2010 recebeu o prémio especial do júri pela preservação e continuidade do teatro tradicional de marionetas europeu com o espetáculo “D. Roberto”. Também com este espetáculo foram nomeados para melhor manipulação no 14º Festival Mundial da Arte da Marioneta de Praga. Em 2012 foram selecionados para participar no Festival Mundial de Marionetas em Chengdu na China e receberam o “Award Puppetry Festival Participation”.

 

Em 2013, receberam as seguintes distinções:

“Alcoa d´Ouro” – Cultura – 2013

Nomeação para melhor espetáculo de rua no Wayang World Puppet Carnival – Jakarta – Indonésia – 2013

Prémio – Melhor espetáculo tradicional de marionetas de rua no Wayang World Puppet Carnival – Jakarta – Indonésia 2013

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *