Celorico de Basto, Sociedade

Idosos de Celorico de Basto cantam as janeiras pelas instituições locais

_DSC0364Os idosos e as pessoas portadoras de deficiência do programa Celorico a Mexer da Câmara Municipal de Celorico de Basto estão a percorrer o concelho com o intuito de levar as janeiras a todas as instituições locais, sobretudo as de cariz social.

A iniciativa irá  decorrer durante todo o mês de janeiro e tem por objetivo levar as tradições junto daqueles que as viveram com maior intensidade com destaque para os idosos que se encontram nos lares, centros de dia e outras instituições de solidariedade social e as crianças dos centros escolares e jardins-de-infância.

Segundo a coordenadora da Ação Social da Câmara Municipal de Celorico de Basto e responsável pelo programa Celorico a Mexer, Helena Martinho, a iniciativa tem por objetivo reavivar as tradições que em outros tempos marcavam culturalmente o concelho. “Temos a noção que certas tradições tendem a tornar-se escassas em algumas freguesias do concelho e ao mesmo tempo, sabemos que os nossos utentes, em outros tempos, viveram estas tradições com intensidade por isso, queremos reavivar-lhes a memória e ao mesmo tempo dar um pouco de alegria aos que estão institucionalizados”.

Cada grupo percorre as instituições da freguesia a que pertence e canta a música previamente ensaiada pelo professor de educação musical e pela animadora. Os idosos cantam e alegram quem escuta.

Destaque para o grupo Ribas que esteve a cantar as janeiras no jardim de Infância da freguesia com a música “Boas Festas, Boas Festas”. No fim, as crianças receberam um pequeno “mimo” trazido pelos idosos.

 

No último dia do mês de janeiro alguns grupos do Celorico a Mexer passarão pela autarquia para cantar as janeiras ao presidente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *