Economia, Portimão, Turismo

Porto de cruzeiros de Portimão voltou a crescer no ano passado

Porto de Cruzeiros de Portimão 1 - Arquivo CMP_Filipe da PalmaO porto de cruzeiros de Portimão registou um crescimento de 8,83% em número de passageiros, passando dos 18.506 em 2012 para os 20.141 passageiros em 2013, e de 16,67% em número de escalas, passando das 36 escalas para as 42, respetivamente.

 

Merecem particular destaque as seis escalas inaugurais, realizadas pelos navios de cruzeiros “Tere Moana” da companhia Paul Gaugin,  “Quest Adventure” da Saga Cruises, “FTI Berlin” da FTI Cruises, “Artania” da Phoenix Reizen e os novíssimos e luxuosos navios “Europa 2” da Hapag-Lloyd e  “L’Austral” da Compagnie du Ponant.

 

Para 2014, estão já agendadas 37 escalas e uma previsão de mais de 20 mil passageiros, sobressaindo-se as escalas inaugurais dos navios “Lisboa” e “Azores” da companhia de cruzeiros nacional Portuscale Cruises, respetivamente nos meses de agosto e de setembro.

 

Contudo, continuam por concretizar diversos investimentos considerados essenciais para o crescimento deste porto, nomeadamente a implementação de um canal de navegação com 250 m de largura útil, o aprofundamento do canal, o alargamento da bacia de rotação frente ao cais comercial, o prolongamento do próprio cais e existência de um rebocador.

 

A propósito, ainda recentemente a Câmara Municipal de Portimão dirigiu uma recomendação ao Governo pedindo a afetação permanente de um rebocador, com potência adequada, a este porto.

 

De referir que os investimentos previstos permitirão um crescimento sustentado das escalas e do número de passageiros no porto de Portimão, que poderão chegar aos 250 mil por ano, através da receção de navios com capacidade superior a 2.500 passageiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *