Castro Verde, Cultura, Sociedade

I Encontro da Rede de Museus do Distrito de Beja realiza-se a 23 de janeiro em Castro Verde

O I Encontro da Rede de Museus do Distrito de Beja vai realizar-se no Cineteatro Municipal de Castro Verde, no dia 23 de janeiro de 2014, promovido pela Rede de Museus do Distrito de Beja e Câmara Municipal de Castro Verde – Museu da Ruralidade.

 

Os trabalhos têm início às 9h30 com a abertura do encontro por Artur Martins, Técnico responsável pelos museus do concelho de Aljustrel, em representação da Coordenação da Rede de Museus do Distrito de Beja.

 

Segue-se uma sessão de homenagem ao Professor Cláudio Torres, arqueólogo e investigador, pelo importante trabalho desenvolvido nas áreas da arqueologia, museologia e conservação do património.

 

O programa reserva ainda a apresentação dos temas “Olhares sobre a Museologia de ontem e de hoje”, pelo Prof. Cláudio Torres, “As redes de museus em debate – experiências e caminhos (novos e velhos) ”, que contará com a participação de Lígia Rafael, José Gameiro, Maria de Jesus Monge e Clara Camacho.

 

Durante a tarde terá lugar a mesa-redonda subordinada ao tema “Formas de representação e novos diálogos museológicos – confronto material/imaterial”, com moderação de Susana Correia, Técnica da Direção Regional de Cultura, e participação de Paula Amendoeira (presidente do ICOMOS), Maria João Lança (Diretora do Museu da Luz), Paulo Lima (Diretor da Casa do Cante) e Paulo Costa (Diretor do Departamento do Património Imaterial da D.G.P.C.).

 

A inauguração do núcleo de Almeirim “A minha escola” acontece a partir das 17h30, dando por encerrado este primeiro encontro.

As inscrições (obrigatórias e gratuitas) para este Encontro podem ser enviadas para museururalidade@gmail.com indicando o nome e um contacto pessoal e/ou institucional. Para mais informações contactar o Museu da Ruralidade (telefone 286 915 329 / email museururalidade@gmail.com).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *