Lamego, Sociedade

Direção Nacional da PSP garante reforço de efetivos em Lamego

Aniversario_PSPLAMEGO2014Pela terceira vez na sua história, a cidade de Lamego, acolheu, a 9 de janeiro último, as cerimónias comemorativas de mais um aniversário do Comando de Polícia de Viseu, como resultado das “excelentes relações institucionais existentes entre a PSP e a autarquia de Lamego”. O encontro deste ano foi marcado pela garantia deixada pelo Diretor Nacional desta força de segurança, o superintendente Luís Farinha, que o número de agentes que garante o policiamento da cidade vai crescer em breve: “Podem contar com um reforço de efetivos na PSP de Lamego entre chefes e agentes para aumentar o nível de segurança da população”. Uma promessa que vai ao encontro das expetativas formuladas por Francisco Lopes: “Em relação ao quadro de pessoal, sabemos que são necessários mais recursos, agentes, chefes e oficiais no Comando de Viseu e na divisão de Lamego. Um aspeto não apenas fundamental à operacionalidade da corporação, mas também um elemento fundamental de fixação de quadros, de população e de desenvolvimento local no Interior do país”.

O programa de comemorações dos 137 anos do Comando de Viseu da PSP ao serviço da comunidade abrangeu a realização de uma cerimónia religiosa na Igreja das Chagas e uma sessão solene do Salão Nobre dos Paços do Concelho, cujo encerramento ocorreu com a imposição de condecorações a agentes que se distinguiram no exercício das suas funções. As cerimónias foram abertas ao público, num contexto de proximidade à sociedade que esta força de segurança serve e a quem deve projetar uma imagem prestigiante e de confiança.

Na intervenção de encerramento da cerimónia comemorativa, Francisco Lopes chegou mesmo a classificar de “perfeita” a ligação entre a PSP de Lamego e a comunidade envolvente, embora ressalvando a necessidade de serem criadas “melhores condições operacionais, em termos materiais e de instalações”. “Temos a esperança de que, num futuro próximo, as instalações da divisão de Lamego possam ser objeto de profunda reformulação, para além das pequenas e frequentes beneficiações que em colaboração estreita, PSP e Município de Lamego, têm levado a efeito, o que aliás está a acontecer neste momento”, alerta.

A celebração de mais um aniversário desta força de segurança foi aproveitada ainda pelo comandante distrital de Viseu, intendente Vítor Rodrigues, para elencar os números da criminalidade registados em 2013. Embora sublinhando que “está controlada e não é preocupante”, foi registado um aumento de 1,38% da criminalidade geral no distrito e um leve agravamento da criminalidade violenta, a par de uma diminuição dos crimes de furto. “A PSP está atenta”, solicitando um reforço do número de efetivos, em particular para a divisão policial de Lamego.

Recorde-se que o Comando de Policia de Viseu é o herdeiro do Corpo de Policia Cívica, criado em sessão da Câmara Municipal de Viseu a 7 de janeiro de 1876, tendo como divisa “Para Bem Servir”. Para a cidade de Lamego, foram destacados, desde logo, um chefe de esquadra, um cabo de secção e oito guardas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *