Seia, Turismo

Câmara de Seia organiza Feira do Queijo

SEIA retoma, este ano, a realização da Feira do Queijo, promovendo, no fim de semana (dias 1 e 2 de março) que antecede o Carnaval, um evento dedicado à promoção do Queijo Serra da Estrela e dos produtos endógenos do concelho.

 

A notícia foi anunciada pelo Presidente da autarquia, Carlos Filipe Camelo, durante a reunião de Câmara que se realizou ontem. Como explicou o edil, o certame, com forte tradição neste concelho, foi organizado nos últimos três anos no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, em regime de rotatividade nos três municípios que a integravam, entretanto, face à realidade atual e “à semelhança de Gouveia e Fornos de Algodres, a iniciativa em Seia acontecerá de uma forma individualizada”.

 

O enfoque da Feira do Queijo de Seia recai “nos atores ligados à produção deste produto endógeno de qualidade”, congregando todo este setor numa grande mostra, para a qual são convidados todos os produtores (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas) a comparecer na festa dedicada à ampla promoção do Queijo. A par desta mostra, como adiantou o Presidente, “não deixaremos de chamar responsáveis por outros produtos endógenos, concretamente o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel”, bem como o artesanato, lã Serra da Estrela, ovinos, o cão Serra da Estrela e as coletividades ligadas ao folclore e à música.

A feira, “à semelhança de sempre”, vai ter lugar no contexto do mercado municipal e realiza-se no sábado de Carnaval, tendo como principal novidade o facto de este ano contar “com uma extensão ao domingo”, “dando uma outra dignidade a este evento e possibilitando portas para outros eventos que queremos também desenvolver no decorrer deste ano, como seja a Feira do Outono, um evento traduzido igualmente em torno dos produtos endógenos”, como frisou o Presidente da Câmara.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *