Palmela, Turismo

Fogaça de Palmela em destaque durante o mês de janeiro

Fogaça de PalmelaA Fogaça de Palmela vai estar em destaque ao longo deste mês de janeiro, com a realização de um programa diversificado, promovido por um conjunto de entidades locais.

O programa abre no dia 11, às 16 horas, na Casa das Expressões Fantasiarte, onde terá lugar uma Oficina de Fogaças de Palmela, organizada pelo Município. Esta oportunidade de «meter a mão na massa» será dinamizada por Lourdes Machado, vencedora da 1ª edição do Concurso de Fogaça de Palmela, realizado em 2011, e destina-se a um máximo de quinze pessoas. Pretende-se que este seja um momento de convívio onde, através da prática, os participantes aprendam a confecionar a Fogaça de Palmela e aprofundem os seus conhecimentos sobre este biscoito típico, profundamente enraizado nas tradições culturais e religiosas do concelho.

Os participantes serão, também, convidados a integrar a Bênção das Fogaças na Igreja de S. Pedro, em Palmela, no dia 15 de janeiro, às 18 horas. Esta cerimónia decorre, anualmente, em homenagem a Santo Amaro, numa iniciativa da Confraria Gastronómica de Palmela com a Paróquia de Palmela, apoiada pelo Município e pela Junta de Freguesia de Palmela. De acordo com a tradição, os biscoitos eram oferecidos ao Santo como pagamento de promessas e pedido de proteção para a saúde, as colheitas e o gado, estando as formas das Fogaças diretamente ligadas ao propósito a que se destinavam.

A Confraria Gastronómica de Palmela irá promover, ainda, a 18 de janeiro, a realização de uma Conversa à Volta da Fogaça, às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela, para desvendar histórias e tradições e perspetivar novas formas de divulgação da doçaria tradicional, e um Jantar Temático sobre a Fogaça de Palmela, às 20 horas, no Restaurante 3ª Geração, em Palmela (informações através do telefone 212350152).

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *