Santa Maria da Feira, Sociedade, Turismo

Forno do Castelo de Santa Maria da Feira vai cozer Fogaça

Mostra de Fabrico de FogaçaAgrupamento de Produtores de Fogaça da Feira realiza, dia 13 de janeiro, no salão nobre do Castelo, a VIII Mostra de Fabrico de Fogaça, integrada no programa da Festa das Fogaceiras, tradição secular celebrada a 20 de janeiro. Pelas 10h30, os produtores põem as mãos na massa, revelando algumas curiosidades do processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira. Ao meio-dia terá início a prova, este ano acompanhada por uma performance de violino, alusiva às Fogaceiras.

 

Com este evento, o Agrupamento pretende sensibilizar os produtores de Fogaça da Feira para a importância de manter a receita e o processo de fabrico originais, e valorizar o respeito pelas normas de segurança e higiene na produção deste pão doce secular.

 

Para muitos produtores esta é uma oportunidade para aperfeiçoarem técnicas de confeção da genuína Fogaça da Feira, nomeadamente a forma como a massa é enrolada e cortada, bem como o tempo de cozedura.

 

São 14 os fabricantes que integram o Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira e todos eles foram convidados a participar nesta Mostra de Fabrico.

 

Tal como em edições anteriores, o Agrupamento fornecerá os ingredientes necessários para o fabrico da Fogaça, para que sejam respeitados a receita e o processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira.

Os ingredientes da Fogaça são simples – água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal – mas o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura. É este processo que os fabricantes de Fogaça vão seguir, de forma a não descaracterizarem este típico pão doce, que se distingue dos restantes pela receita, formato, cor e textura.

 

Queijo e compotas a acompanhar

Depois da confeção, segue-se, pelo meio-dia, a prova da Fogaça, acompanhada com queijos e compotas. Produtores e provadores deste pão doce típico de Santa Maria da Feira têm sido unânimes em considerar que a Fogaça cozida no forno do Castelo tem um sabor especial. Este ano, o evento contará com a apresentação de duas performances. Pelas 11h15, o jovem criador feirense Diogo Dias fará uma declamação alusiva ao Castelo. Ao meio-dia, Sofia Leandro interpreta ao violino a “Canção da Fogaceira”. Desta forma, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ajuda a promover jovens os artistas locais e os seus projetos.

 

A Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira é organizada pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, em parceria com a Câmara Municipal, e tem o apoio da Confraria da Fogaça da Feira, Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, Escola Secundária de Santa Maria da Feira e laticínios MAF.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *