Santa Comba Dão, Sociedade

Câmara Municipal de Santa Comba Dão recebeu Cantar de Janeiras

Janeiras_2014_001A Câmara Municipal de Santa Comba Dão recebeu, nos últimos dias, a visita de alguns grupos do concelho que se dirigiram a este espaço com o intuito de cantar as Janeiras e desejar um Feliz Ano Novo.

 

Pelas 11 horas da manhã de 01 de Janeiro, o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Lavadeiras do Mondego” da Póvoa dos Mosqueiros visitou a Câmara Municipal e cantou os Reis com as presenças de Leonel Gouveia, Presidente da Autarquia, Mário Silva, Vice-Presidente, e Carla Cunha, Vereadora.

 

Um grupo de alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária de Santa Comba Dão, acompanhados pelos docentes Paula Ferraz e Paulo Aparício, actuaram no edifício da Câmara Municipal a 02 de Janeiro pelas 16:30h adaptando duas canções populares às Janeiras com o intuito de desejar um bom ano e de angariar fundos para a realização de uma viagem de estudo a Taizé, França.

 

A tradição de Cantar as Janeiras ou Cantar dos Reis consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz Ano Novo.

 

Esta tradição, normalmente iniciada a 01 de Janeiro, prolonga-se até ao Dia de Reis celebrado a 06 de Janeiro.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *