Educação, Mação

Câmara de Mação apoia alunos do Concelho com Bolsas e Prémios

bolsas3A Câmara Municipal de Mação entregou no dia 3 de Janeiro as Bolsas de Estudo aos alunos que estudam no ensino superior, e os Prémios de Mérito aos melhores alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, no ano lectivo 2012/2013, na Escola EB2,3/S de Mação. Foi ainda entregue o prémio Gonçalo Matos ao aluno com melhor média de entrada no ensino superior e que este ano foi Vânia Marques, tendo também esta aluna recebido o prémio do ensino secundário.

No 2º ciclo os melhores alunos foram João Lopes e Clara Minhoto, que tiveram a mesma média e no 3º ciclo Raquel Cabrita. Este ano foram entregues 5 novas Bolsas de Estudo e foram renovadas 9.

Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação referiu que os Prémios e as Bolsas entregues “coroam o mérito e a excelência. São uma aposta da autarquia no futuro de Mação, um investimento do país nestes jovens e na carreira de cada um”.

As Bolsas de Estudo da Autarquia correspondem a 150 euros mensais durante 10 meses por ano, a cada bolseiro. Os prémios de Mérito são de 250 euros aos melhores alunos do ensino básico, 500 euros ao do ensino secundário e 500 euros no Prémio Gonçalo Matos, pretendendo ser uma ajuda para abrir novos caminhos e a cada um dos beneficiários.

Além das Bolsas e Prémios terem como objectivo apoiar as famílias com menores recursos nos estudos dos seus filhos, para que eles também possam atingir outros patamares, conferem igualmente aos alunos a responsabilidade de colaborarem com o Município quando lhes é solicitado. Vasco Estrela, sublinhou que “nem sempre foi possível contar com o apoio que era expectável pelo que esperamos que durante o próximo ano tentem, mas sem prejudicar os estudos e a vida familiar, responder aos apelos e pedidos que a Câmara vos faça”.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação dirigindo-se muito particularmente aos alunos do ensino superior falou da necessidade do Concelho de que estes alunos coloquem as suas aprendizagens em prática, nas suas aldeias e ao serviço das associações. Vasco Estrela referiu que, mesmo estando fora de Mação a estudar, tragam as suas experiências, aprendizagens e novos saberes e continuem, dentro do possível, a ser membros activos e dinâmicos do Concelho de Mação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *