Sociedade, Tomar

Câmara de Tomar cria balcão único de atendiment​o

Em breve, o Município de Tomar vai disponibilizar um dos serviços que o actual executivo ostentou como bandeira: o balcão único de atendimento. Apresentado com o nome genérico Tomar Simples, este é o local onde serão atendidos todos os munícipes ou outros cidadãos que necessitem de tratar de algum assunto com a Câmara Municipal.

Situado no rés-do-chão do edifício da autarquia, na Praça da República (antiga Galeria dos Paços do Concelho), será o ponto de contacto global, não apenas para questões de ordem administrativa ou financeira, mas também para aquelas que se relacionam com o urbanismo e licenças de obras, bem como águas e esgotos.

Contará com um posto de atendimento dos SMAS (Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento), um posto de tesouraria, um posto de atendimento geral e um posto de obras particulares. No mesmo espaço, ficará ainda situado o posto de atendimento do CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor).

O espaço de atendimento personalizado de obras particulares contará com técnicos de ordenamento do território e de arquitectura disponíveis em permanência para esclarecimentos. Refira-se ainda que os processos de licenciamento  de obras particulares passam a  ser recebidos em formato digital (CD) que permitirá  a recepção e análise de documentos de forma integrada e totalmente automatizada. Por outro lado, na sequência das recentes medidas implementadas com o sistema Tomar Via Verde, será possível reduzir o tempo da análise e agilizar procedimentos.

Isto significa que se centralizam neste local serviços de atendimento até agora dispersos como os dos SMAS e da tesouraria, e outros distantes da própria sede da autarquia, como era o caso, em especial, dos assuntos relacionados com o urbanismo.

Na implementação deste sistema houve também a preocupação de garantir que os horários se adaptam o melhor possível às necessidades dos munícipes, pelo que o balcão único estará aberto ininterruptamente, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.

Esta é mais uma das novas práticas que o Município de Tomar tem vindo a fazer questão de implementar de modo a melhorar significativamente a resposta aos cidadãos e a qualidade dos serviços, com benefícios directos e indirectos para todos, prestando um serviço mais célere aos munícipes e aproximando-os da gestão autárquica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *