Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso comemora 500 Anos dos Forais Novos no Concelho

PACOS CONCELHO PVLOs Paços do Concelho acolhem, no próximo dia 4 de Janeiro de 2014, a Sessão Solene de Abertura das Comemorações dos 500 Anos dos Forais Novos no Concelho da Póvoa de Lanhoso (Lanhoso e S. João de Rei).

 

O arranque destas comemorações acontece com as apresentações dos documentos objeto da efeméride, do seu enquadramento na História de Portugal e das principais atividades previstas ocorrerem na Póvoa de Lanhoso durante o ano de 2014 e inseridas nas Comemorações.

 

Desta forma, o programa para o dia 4 de Janeiro prevê para as 11h00, a cerimónia do Hastear das Bandeiras e, para as 11h15, a Sessão Solene de Abertura das Comemorações, na presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista. “Os Forais Novos Manuelinos e o seu significado na organização político-administrativa portuguesa” pelo Professor Doutor José Viriato Capela (Professor Catedrático da Universidade do Minho) é como se intitula a conferência que se seguirá, com início pelas 11h30. A apresentação do Programa das Comemorações está prevista para as 12h00.

 

De lembrar que, em 2014 (4 de Janeiro) passam 500 anos da renovação da Carta de Foral do Concelho de Lanhoso, bem assim como ao antigo concelho de São João de Rei (25 de Dezembro), este já extinto e integrado no concelho de Lanhoso (31 de Dezembro de 1853).

 

A comemoração dos 500 anos dos Forais Novos na Póvoa de Lanhoso estende-se em 2014 pelo período que medeia entre o dia 4 de Janeiro e o 25 de Dezembro (datas dos respetivos documentos outorgados por El-Rei D. Manuel aos concelhos de Lanhoso e São João de Rei, ambos no ano de 1514).

 

Toda a população está convidada a participar nos diferentes momentos que constituem estas Comemorações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *