Cultura, Santa Comba Dão

Casa da Cultura encheu-se para o concerto de Natal da Filarmónic​a de Santa Comba Dão

Filarmonica_Concerto_Natal_005Na tarde do passado Domingo, dia 29 de Dezembro, o Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão acolheu o já habitual Concerto de Natal da Banda Filarmónica de Santa Comba Dão.

 

O concerto, que pretendeu celebrar a quadra natalícia, iniciou-se pelas 15:30 horas e contou com as presenças de Leonel Gouveia, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Mário Silva, Vice-Presidente e de João Tomás Durães, Vereador do Pelouro da Cultura da Autarquia.

 

O Concerto de Natal, apresentado por dois elementos da Banda Filarmónica que abordaram a história dos diversos grupos participantes e das composições apresentadas e dos seus autores, foi composto por quatro momentos musicais, interpretados pela Banda Juvenil, Banda Principal, Coro da Filarmónica e Escola de Música.

 

O primeiro destes momentos foi abrilhantado pela Banda Juvenil que subiu ao palco da Casa da Cultura, após dois anos de interregno, sob a direcção do maestro João Alves para a interpretação dos temas: Gingerbread Men on Parade de Len Orcino, Hidden World de Sean O’Loughlin e Storm Chaser de Kevin Mixon.

 

Seguiu-se a participação da Banda Principal com a interpretação dos temas Lord of The Rings de Johan De Meij com arranjos de Paul Lavender, Serenade de Derek Bourgeois, Chapéu Preto / Senhora do Almortão de Carlos Amarelinho e Les Misérables de Michael Schonberg com arranjos de Marcel Peeters, sob a orientação do maestro Samuel Pascoal.

O Coro da Filarmónica associou-se à Banda Principal para a interpretação do tema Holy Night de Adolphe Charles Adam, com arranjos musicais do maestro Samuel Pascoal, e que contou a participação como Tenor Solista do maestro da Filarmónica Luís Pereira.

 

Precedendo o quarto e último momento musical da tarde, António Rocha Varela, Presidente da Filarmónica de Santa Comba Dão, subiu ao palco para dirigir algumas palavras aos presentes, agradecendo a presença de todos e sublinhando o orgulho que sente de todos os membros da Filarmónica.

 

Ao palco subiram, também, os alunos de iniciação que entregaram lembranças aos maestros que participaram neste espectáculo.

Este Concerto de Natal terminou com a actuação conjunta da Banda Principal, Coro, Escola de Música e alunos de iniciação, num momento que reuniu em palco cerca de 120 praticantes da Filarmónica de Santa Comba Dão, com a interpretação do Poeta da Arrábida, colectânea de poemas de Sebastião da Gama musicada pelo maestro Samuel Pascoal.

Recorde-se que este concerto encerrou a programação do evento “Espírito de Natal”, promovido pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, desenvolvido em parceria com diversas entidades e associações, em colaboração com os comerciantes locais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *