Educação, Vila Franca do Campo

Quatro escolas de Vila Franca do Campo galardoadas com a Bandeira Verde

000070Quatro escolas do concelho de Vila Franca do Campo receberam, por intermédio da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Ecoteca do Parque Natural de São Miguel, e da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, galardão relativo ao ano letivo 2012/2013, numa cerimónia que teve lugar hoje no Salão Nobre do Município Vila-franquense.

As escolas galardoadas foram a Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo, a Escola Profissional de Vila Franca do Campo, a EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira e, ainda, a Escola Básica Integrada de Ponta Garça. Foi também atribuído o certificado de colaboração no programa Eco-Escolas ao município de Vila Franca do Campo.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, falou às crianças, jovens e representantes dos estabelecimentos de ensino, que estiveram presentes e lotaram o Salão Nobre do município, congratulando-os pelo galardão recebido.

Ricardo Rodrigues reiterou, ainda, a importância das boas práticas ambientais e incitou os alunos e demais presentes no evento a protegerem o meio ambiente e a pouparem os recursos naturais esgotáveis e essenciais no quotidiano das pessoas, dando, inclusive, exemplos de como os mais novos podem ensinar os pais a adotarem hábitos de preservação do ambiente.

O autarca Vila-franquense garantiu, igualmente, a disponibilidade do município no que concerne ao apoio àquele tipo de iniciativas.

Note-se que o programa Eco-Escolas é um programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul que se destina a todos os graus de ensino e cuja metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

A atribuição do galardão Bandeira Verde é, portanto, o reconhecimento do esforço desenvolvido pelas escolas candidatas ao programa e que certifica a existência, naquelas escolas, de uma educação ambiental coerente de qualidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *