Lamego, Sociedade

Serra das Meadas volta a ser o “pulmão verde” da cidade de Lamego

Serra_Meadas_2013Já está no terreno o maior projecto de reflorestação alguma vez concretizado na Serra das Meadas. A área a intervencionar, fortemente fustigada por incêndios florestais durante as últimas décadas, vai voltar a ser um importante “pulmão verde” da cidade de Lamego, com a plantação de carvalhos, bétulas, freixos e pinheiros bravos em 45 hectares de área.

A reflorestação das encostas da Serra das Meadas incide em terrenos baldios que estão sob administração da Junta de Freguesia de Lamego, entidade que apresentou a candidatura ao PRODER – Gestão do Espaço Florestal e Agro-Florestal para travar a forte degradação ambiental e paisagística nesta zona. A garantir o apoio técnico e financeiro à execução deste projecto está a Câmara Municipal de Lamego, através de um financiamento no valor de 44.358,65 €, enquanto que o PRODER atribui um apoio equivalente a 143.154,95 €.

Os presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Lamego, Francisco Lopes e António Roçado, estão unidos na vontade de “melhorar o ambiente e a paisagem rural” da Serra das Meadas, recorrendo à “reinstalação de sistemas florestais e de sistemas agro-florestais”. Os trabalhos de preparação dos terrenos na encosta virada a nascente, contígua ao Parque Biológico e à “Casa do Guarda Florestal”,  já começaram. Posteriormente avançará a plantação das espécies.

Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.