Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Presépio de Rua com quase meia centena de figuras em tamanho real regressa à vila medieval de Monsaraz

Presépio de Rua em Monsaraz (1)Quase meia centena de figuras em tamanho real vão compor o Presépio de Rua que pelo décimo quarto ano consecutivo vai animar a vila medieval de Monsaraz. O Presépio vai ser inaugurado no domingo, dia 1 de dezembro, às 17h, e poderá ser apreciado até ao dia 6 de janeiro.

 

As 46 figuras vão estar distribuídas pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde haverá uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal, a Virgem, São José e o Menino. A autora do Presépio, a escultora Teresa Martins, construiu as figuras a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito, pintadas com tons pastel, rosa velhos e lilases, e com as caras e as mãos feitas em cerâmica.

 

Os milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz durante esta época do ano podem fazer um percurso pelas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve, estando igualmente simbolizados ofícios tradicionais do concelho como a olaria e a vitivinicultura. Em cada ano, as figuras são colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.

 

Esta iniciativa do Município de Reguengos de Monsaraz visa promover com criatividade a vila medieval de Monsaraz. Todas as figuras vão estar iluminadas, resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem a Monsaraz durante a noite.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *