Cultura, Mangualde

“Noites do Grémio” com lotação esgotada em Mangualde

Aniversário Biblioteca Municipal (2)A Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves completou, no passado dia 22 de novembro, o seu 16º aniversário. A comemoração decorreu nas noites de 22 e 23 de novembro num espetáculo dedicada ao tema “As Noites do Grémio”. Realizadas no átrio principal e átrio superior da Biblioteca Municipal, as sessões apresentaram lotação esgotada. O momento contou com a presença e participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Joaquim Patrício, e do  vereador da cultura, João Lopes.

 

Nestas “Noites do Grémio” – onde a música, a dança e a dramatização estiveram presentas, foi recriado um ambiente especificamente para o momento tendo sido usados como cenário, o mobiliário e os adereços do antigo Grémio de Mangualde. Os presentes tiveram a oportunidade de relembrar acontecimentos, personalidades e factos de importante relevância local, nacional ou internacional, que abrangem as décadas de 20 a 50. Do espetáculo constou a apresentação da peça de teatro “Portugal anos 40” (1ª sequência) de Luiz Francisco Rebello, encenada por Maria Aguiar e representada pelos seus alunos do Curso Técnico de Artes e Espetáculos da ESFA, e da peça “Pierrot e Arlequim”, pelos alunos da Associação Amarte. A leitura de textos e a apresentação de filme promovidos pela equipa da Biblioteca Municipal, a música da responsabilidade dos músicos da escola Palco de Encantos, com participação da voz de Inês Coelho, os momentos de dança promovidos por Helena Couto da Associação Amarte e a apresentação de projeções temáticas fizeram parte destas noites de festa. Foram ainda lidos poemas de Fernando Pessoa “O menino de sua mãe” e “António de Oliveira Salazar” e o poema “Porque” de Sofia de Mello Breyner declamados por Ana Rita Albuquerque, Alexandra Ramos, Beatriz Pina e Raquel Duarte.

 

Tendo sido um ano de empenho e dedicação a todos os utilizadores, um ano de encontros com a comunidade através dos diversos projetos desenvolvidos, a biblioteca disponibilizará ainda no mês de novembro quatro tablets para consulta local, oferecendo assim aos leitores mais uma possibilidade de aceder à informação online.

 

A presença e adesão do público ao juntar-se a esta comemoração de mais um ano de empenho e trabalho foi, também, motivo de gratificação a todos os colaboradores, utilizadores, parceiros internos e externos, que têm contribuído para a vida da Biblioteca. Estes serões, organizados pela equipa da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, contaram com a participação especial da Amarte, do Agrupamento de Escolas de Mangualde e da Palco de Encantos e com o apoio da Adega Cooperativa de Mangualde, da AMA, do Arquivo Municipal de Mangualde, do Continente, da Paróquia de Abrunhosa do Mato e da Pastelaria Princesa do Castelo. A Câmara Municipal de Mangualde felicita toda a equipa da Biblioteca Municipal, bem como todos leitores/utilizadores que fazem com que esta seja uma biblioteca viva!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *