Celorico de Basto, Sociedade

Feira Anual de Santa Catarina arrastou multidões a Celorico de Basto

sta. catarina (3)“Foram três dias de feira com milhares de pessoas a percorrer a  vila de Celorico de Basto. É muito gratificante quando vemos o sucesso  da Feira Anual de Santa Catarina”, palavras do presidente da Câmara  Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

A Feira Anual de Sta. Catarina decorreu nos dias 23,24 e 25 de novembro  com algumas alterações relativamente a anos transatos.

“Este ano a Feira  de Sta. Catarina sofreu algumas alterações com o intuito de a tornar  mais atrativa quer para a população quer para o próprio comércio  local. Voltamos ao tempo em que a Avenida Central ficava repleta de  feirantes e tivemos uma afluência incrível”, referiu o autarca.

O Concurso Pecuário,  uma das marcas da feira, também sofreu algumas mudanças. “Este ano  tivemos um concurso pecuário aberto aos produtores de fora do concelho  com uma afluência que nos permite alargar os horizontes na prespetiva  de tornar este concurso num dos mais participativos da região”.

Durante a manhã  do dia 24, as atenções estiveram voltadas para “as raças de aptidão  carne” com a participação da raça Minhota, Barrosã, Maronesa,  Frísia e Arouquesa. Durante a tarde, decorreu um concurso especial  da raça Frísia. Um concurso que teve lugar no Mercado Municipal.

Esta feira caracteriza-se  pela exposição para venda de alfaias agrícolas, casacos, cobertores,  edredons, meias, etc. Comem-se as últimas sardinhas, as castanhas assadas  e aproveita-se esta festividade para comprar as árvores de fruto.

Este ano, a feira anual  foi, ainda abrilhantada pelo programa da SIC “Portugal em Festa”  que mostrou para o país e para o mundo, algumas das características  desta feira e da região.

Como tradicionalmente,  a Feira Anual de Sta. Catarina, uma das marcas culturais do concelho,  permitiu escoar os produtos ou pelo menos, aumentou as vendas dos comerciantes  que marcaram presença na Feira Anual de Sta. Catarina.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *