Póvoa de Varzim, Sociedade

Município da Póvoa de Varzim e Associaçõe​s inauguram iluminação natalícia

image003Tendo em vista a dinamização de um programa de animação da cidade durante a época natalícia do ano de 2013, o Município da Póvoa de Varzim estabeleceu protocolos de colaboração com associações locais.

Neste sentido, na passada sexta-feira, realizou-se a assinatura de protocolo entre o Município e a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguida da inauguração da “Árvore de Natal”, na Praça do Almada.

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referiu que é importante para o Município estabelecer parcerias, nomeadamente, com a Associação Empresarial, que se traduzam num período mais alargado, como a época natalícia, em que a associação vai colaborar connosco, não só com a Árvore mas também com o “Comboio Turístico” e um conjunto de iniciativas para fazermos com que esta época seja mais atrativa, o comércio fortaleça e tenhamos sempre muita gente na rua.

O edil entende que a Póvoa começa a ter tradições natalícias e a Câmara também está investir e a dar o seu contributo às associações locais dando-lhes um apoio mais efetivo para aquilo que são as despesas deste período.

Aproveitando a presença de alguns empresários do concelho, Aires Pereira advertiu para a importância da “melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a melhoria e a sobrevivência das nossas empresas de modo a garantirmos aos nossos concidadãos os postos de trabalho que hoje temos. Façamos todo um esforço para diminuir o número de desempregados no concelho, fazendo com que haja condições de estabilidade social”.

José Gomes Alves, Presidente da Associação Empresarial, transmitiu que o apoio da Câmara Municipal era sempre bem-vindo e a parceria era muito importante.

Aproveitou o momento para anunciar a dinâmica da associação que se tem vindo a refletir num aumento significativo do número de associados, garantindo alguma autonomia financeira à associação.

No sábado, foi a vez da Associação “Comércio ao Ar Livre”, assinar um protocolo com o Município, no Largo Dr. David Alves, seguindo-se a inauguração da iluminação de Natal, nas artérias localizadas entre a Praça da República e a Igreja de S. José de Ribamar.

Aires Pereira referiu que mais importante do que a vertente monetária era o apoio institucional que o Município dá aos comerciantes que tentam fazer com o que o comércio funcione e tenha vitalidade, o que é muito importante para o equilíbrio da nossa terra.

Carlos Tavares, Vice-Presidente da Associação “Comércio ao Ar Livre”, reconheceu que o apoio do Município é muito importante, numa altura de crise. Na sua opinião, “a iluminação de Natal é fundamental para criar o espírito natalício e para que as pessoas venham à Rua da Junqueira fazer as suas compras”.

Carlos Tavares revelou que este ano seria bastante difícil reunir o dinheiro dos comerciantes para a iluminação de Natal que fica aproximadamente por seis mil euros. A Câmara Municipal ao comparticipar com cinco mil euros é uma grande ajuda e, por isso, vamos tentar honrar os nossos compromissos com os animadores, criando um espírito natalício forte para que as vendas possam ser melhores do que nos anos anteriores.

Sobre a Casa do Pai Natal, na Rua da Junqueira, Carlos Tavares anunciou que ele irá chegar no próximo sábado, 30 de novembro, às 11h30, estando a partir daí disponível para receber todas as crianças que o queiram visitar.

O Presidente da autarquia poveira informou que o Município atribuiu um subsídio no valor de cinco mil euros a cada uma das associações, anunciando que ainda haverá mais iluminações natalícias, a cargo da Câmara, nas rotundas a dar uma mensagem de boas vindas a quem nos visita. O investimento total rondará entre os 15 e os 20 mil euros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *