Nisa, Sociedade

Feira do Emprego e Empreendedorismo ENOVE + em Nisa

De 28 e até 30 de novembro vai decorrer  no pavilhão desportivo de Nisa a 6ª edição da Feira do Emprego e  Empreendedorismo ENOVE +.

O certame promovido pelo Instituto  Politécnico de Portalegre, em colaboração com o município de Nisa,  tem como objetivo contribuir para a fixação nesta região alentejana  dos jovens, sobretudo alunos das escolas do IPP.

 

A Feira de Emprego e Empreendedorismo  ENOVE+ surge como sendo uma iniciativa inovadora e encorajadora, com  a perspetiva de criar oportunidades para a aproximação das empresas  e das instituições ao público em geral, esclarecendo dúvidas e complexos,  assim como abrindo horizontes e caminhos de sucesso.

 

Vão estar presentes na ENOVE +,  cerca de três dezenas de expositores em representação de empresas  e entidades do Alto Alentejo. Serão proporcionadas ofertas de empregos,  estágios profissionais e novas formas de transformar ideias e negócios.

 

Os objetivos globais  da Feira do Emprego e Empreendedorismo  passam por: – Incentivar o diagnóstico das necessidades de recursos  humanos por parte dos empresários;- Identificar oportunidades de emprego  para os atuais e potenciais colaboradores; – Estimular o empreendedorismo  dos atuais e futuros empresários;- Interligar as instituições de  formação com o tecido empresarial;- Estabelecer uma rede de empresas  e instituições interessadas em partilhar ideias, desenvolver sinergias,  identificar problemas e desenvolver soluções.

A feira pretende, ainda, atingir  os seguintes objetivos específicos:- Apoiar a procura de emprego;-  Conhecer diferentes possibilidades/ofertas de formação;- Divulgar  oportunidades concretas de emprego na região fronteiriça Portalegre/Badajoz;-Apresentar  programas de apoio à criação do próprio emprego;- Desenvolver capacidades  de empreendedorismo no seio da comunidade, particularmente de jovens  licenciados e finalistas;- Apresentar casos de sucesso na criação  de empresas;- Integrar licenciados e finalistas no mercado de trabalho;-  Estabelecer protocolos e parcerias entre empresas.

 

O programa da  Feira ENOVE+ integra debates sobre  o emprego  e o empreendedorismo.

A Sessão de abertura ocorrerá no  dia 28 às 10 horas com intervenções de Joaquim Mourato – Presidente   do Instituto Politécnico de Portalegre, Idalina Trindade – Presidente  da Câmara Municipal de Nisa, António Costa Dieb  – Presidente  da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentej e  Adriano Pedro – Coordenador da ENOVE+.

Ainda no dia 28, à 15 horas terá  lugar o debate sobre o tema “ EMPREGO – O Renascer do Interior”,  moderado por José Miguel Serafim ( IPP) e com comunicações de José  Palma Rita – Delegado Regional do Alentejo do IEFP e de António Ceia  da Silva – Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.  Às 16 horas ocorrerá o workshop – CANVAS BUSINESS MODEL, orientado  por João Leitão ( Universidade da Beira Interior).

No dia 29, às 15 horas, ocorrerá  o debate “EMPREENDEDORISMO – Da Ciência à Economia Local”, com  moderação de José Rato Nunes (IPP) e comunicações de António Pinheiro  ( Universidade de Évora), José Pedro Castro ( Instituto Português  do Desporto e Juventude), Maria Dinis Pereira – artesã nisense, José  Vicente – apicultor ( Melbionisa) e Carlos Filipe Roberto ( Mercado  da Vila).

 

No dia 30 de novembro, às 15 horas  haverá um Encontro de Tunas e às 17 horas a sessão de encerramento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *