Cultura, Seixal

Pólo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional é inaugurado na quarta-feira

Assinatura protocolo escola musica mundet - conservatorio nacional • 12 set 2013É inaugurado na quarta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 18 horas, o Pólo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional. Este pólo de ensino vai funcionar no edifício do Centro de Formação e Recursos, na Mundet, cedido pela Câmara Municipal do Seixal.

 

Destinado aos alunos que frequentem o 1.º ciclo (do 1.º ao 4.º ano) o pólo leciona semanalmente aulas de Iniciação Musical, de Classe de Conjunto e do Instrumento que escolham, que pode ser contrabaixo, flauta transversal, oboé, saxofone, trompa, trompete ou tuba. Haverá aulas individuais e em grupo. Todas com um programa pedagógico com o selo de qualidade do Conservatório Nacional.

 

O objetivo do Conservatório Nacional com a criação de pólos da escola de música é aproximar o ensino especializado da música aos alunos residentes fora da área da grande Lisboa, numa experiência pedagógica com plano de estudos aprovado pelo Ministério da Educação.

 

O apoio da Câmara Municipal do Seixal a este projeto vai ao encontro da forte ligação do concelho à música, através da tradição das bandas filarmónicas nas coletividades e, mais tarde, da criação de grupos e bandas jovens que singraram no panorama nacional. Outro objetivo é tornar acessível a alunos da margem sul o acesso ao ensino da música e possibilitar a formação de talentos musicais.

 

Recorde-se que o protocolo colaboração entre a Escola de Música do Conservatório Nacional e a autarquia para a instalação de um pólo de ensino, no edifício do Centro de Formação e Recursos, na Mundet, foi assinado no dia 12 de setembro, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

 

 

Programa da Inauguração

18 horas – Receção de convidados e apresentação

18.10 horas – Abertura Programa Musical

Quarteto de Cordas

Joseph Haydn (1732-1809)

Quarteto Op.20 nº2

I andamento – moderato

            Intérpretes:

Louisa Rocha, 1º Violino

Sebastião Martins, 2º Violino

Cátia Santos, Viola

Beatriz Raimundo, Violoncelo

 

18.20 horas – Intervenções

Ana Mafalda Pernão – Diretora da Escola de Música do Conservatório Nacional

António Santos – Presidente da União das Freguesias do Seixal

Joaquim Santos – Presidente da Câmara Municipal do Seixal

 

18.30 horas – Encerramento Programa Musical

Quinteto de Sopro

Joly Braga Santos (1924-1988)

Adagio e Scherzino

            Intérpretes:

Marta Barros, Flauta

Natacha Fernandes, Oboé

Diogo Cocharra, Clarinete

João Vieira, Fagote

Henrique Brito, Trompa

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *