Felgueiras, Sociedade

Município de Felgueiras apoia as famílias do concelho

+solidáriaEnquadrada numa estratégia de desenvolvimento sustentável do concelho e atendendo ao período de crise que o país atravessa, ao qual Felgueiras não é alheio, a Câmara Municipal de Felgueiras está a apoiar financeiramente as famílias mais carenciadas. Segundo o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, o objetivo é “promover o aumento do bem-estar social e económico e da qualidade de vida das pessoas, particularmente das que vivem em situação mais desfavorecida”.

A medida está regulamentada e define comparticipações para suportar despesas com a renda, ou prestação mensal referente à mensalidade de empréstimo bancário; Água, gás e eletricidade; Pagamento de géneros alimentícios; Despesas com saúde, nomeadamente com consultas, medicamentos, óculos, próteses, ou fraldas; Comparticipação de despesas com transportes públicos, em situações de doença, que exijam deslocações para efetuar o tratamento, entre outras.

A vereadora da Coesão Social, Carla Meireles adianta que “têm condição preferencial na atribuição dos apoios, agregados familiares em que o casal se encontre em situação de desemprego e famílias monoparentais, ambos com menores ou idosos a cargo”.

A autarca considera que apesar de o concelho se distinguir, por ter uma taxa reduzida de desempregados, os resultados não inibem o seu executivo de implementar novas medidas de apoio social dirigidas a uma franja da população vulnerável. “ Apesar de Felgueiras ser um concelho economicamente estável e de não estarem sinalizados muitos casos de pobreza,  perante o período de crise que atravessamos, ninguém é alheio às dificuldades. Estes contributos podem fazer a diferença no orçamento familiar e é isso que pretendemos. Que os Felgueirenses tenham ao seu dispor meios para ultrapassarem as dificuldades mais facilmente e estejam preparados para enfrentar novos desafios e vencer os problemas”, sintetiza.

Refira-se que os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística referem que a taxa de desemprego em Felgueiras fixa-se nos 11%, muito abaixo da média nacional.

As exportações de calçado produzido em Felgueiras registaram, nos últimos 3 anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego baixou 40%, colocando o concelho no topo da tabela, no que respeita à fixação da população.

O apoio previsto no Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios Sociais destina-se a agregados que possuam um rendimento mensal per capita igual ou inferior ao valor estipulado para a Pensão Social do Regime Geral, fixado anualmente pela Segurança Social.

Este apoio insere-se num conjunto de medidas de apoio às famílias, implementadas pela autarquia e que abrange um elevado número de beneficiários. Uma verba prevista anualmente no orçamento municipal.

Os interessados em receber as comparticipações têm de se candidatar através de um requerimento próprio a fornecer pela autarquia.

Pode obter mais informação em www.cm-felgueiras.pt.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *