Sociedade, Tomar

“Olhares sobre a diferença” para que a deficiência não seja um estigma – Tomar

O CIRE (Centro de Integração e Reabilitação de Tomar) vai levar a efeito dia 7 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal desta cidade, um seminário intitulado “Olhares sobre a diferença”. A iniciativa, que se integra nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, destina-se prioritariamente a psicólogos, assistentes sociais, outros profissionais de saúde, pais e encarregados de educação, professores, educadores de infância, auxiliares, assistentes operacionais e estudantes, mas também à comunidade em geral, estando sujeito a inscrição obrigatória até dia 29 de novembro, nas instalações do CIRE ou pelo e-mail ciretomar@gmail.com. O custo da inscrição é de 2,50 €.

A iniciativa começa às 9h30 com a sessão de abertura que contará com as presidentes do CIRE e da Câmara Municipal de Tomar. Seguem-se quatro mesas de oradores ao longo do dia. Na primeira, intitulada “Da infância à idade escolar”, intervirão Luís Brás (fisioterapeuta do Centro de Saúde de Rio Maior) acerca de intervenção precoce e Anabela Martins e Laura Rocha (docentes da Educação Especial da Equipa da UEEAPEA) sobre educação inclusiva. A moderação será da professora Isabel Salvador (coordenadora da Escola Básica Infante D. Henrique).

Na segunda, às 11h30, “Olhares sobre a deficiência na idade adulta”, com moderação de Alexandra Ribeiro (Assistente Social do CRIFZ), falara-se-á de autismo na transição para a vida adulta com Tânia Morais (psicóloga da APPDA de Coimbra), dispraxia com José Parreiral (psicomotricista da APCC Coimbra) e medidas ativas de emprego na deficiência com Leonor Correia (diretora adjunta do IEFP Médio Tejo).

À tarde, pelas 14h30, “Primeiros olhares: testemunhos reais” é o tema a ser debatido com moderação de Elsa Baptista (psicóloga do CAO-CIRE) e as presenças de José Carlos Matos (pai de Xavier Matos, utente do CAO-CIRE), Raúl Costa (presidente do Grupo de Auto-representação do CAO-CIRE),  Noémia Oliveira (mãe de Carolina Oliveira, utente do CAO-CIRE) e Flávio Nunes (irmão de Paulo Nunes, utente da ASE-CIRE).

Por fim, às 16h00, “Um outro olhar…” A moderadora é Inês Machado (psicóloga do CLDS+ de Tomar e do CIRE) e os oradores Catarina Rivero (psicóloga, formadora e terapeuta familiar), que abordará a psicologia positiva, e Joanne Gribler (Ana Banana, fundadora da Escola do Riso) que falará sobre a terapia do riso.

O seminário contará ainda com dois momentos culturais, às 11h00 e às 17h15, o primeiro dos quais com o Grupo de Teatro do CIRE.

Responder
Encaminhar
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *