Celorico de Basto, Saúde

Celorico de Basto comemora o dia da Diabetes

_DSC9626A Unidade Móvel de Saúde  de Celorico de Basto está a desenvolver uma campanha que visa  sensibilizar a população para a problemática da Diabetes  durante todo o mês de novembro.

A iniciativa não é nova, mas este ano pretende chegar  e consciencializar toda a população com diferentes formas de intervenção.  “A nossa UMS tem sobretudo um caráter educacional, ao incutir comportamentos  e formas de estar que vão de encontro à prevenção, desenvolvendo  ações que consciencializem a população para as diferentes problemáticas  e procurando criar hábitos saudáveis”, palavras do presidente da  Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva

Toda a intervenção da UMS tem subjacente  esta missão de educar para a saúde no sentido de informar e sensibilizar a população no sentido de alterar  hábitos para a promoção de uma vida saudável. “ Todo o investimento  neste projeto tem implícita uma ação concertada da parceria Autarquia-  UCC Mãos Amigas do Centro de saúde de Celorico de Basto, sendo que  ao fim destes 5 anos a campanha de sensibilização da Diabetes é uma  ação obrigatória no plano da ação da UMS e que a população adere  bem, participando ativamente desde as crianças com as ações nos centros  escolares, aos idosos na própria UMS até ao cidadão comum na sua  participação livre através do facebook”, referiu, Helena Martinho  Costa, Coordenadora do Programa Câmara Amiga.

Este ano, a equipa técnica da UMS decidiu apostar nas redes sociais para publicitar  a iniciativa e simultaneamente, consciencializar a população e desta  forma ir mais além do utente da UMS.

“A Diabetes é uma doença crónica que tem vindo a aumentar de  forma galopante por isso, é nossa missão, enquanto técnicos de saúde,  encontrar os meios necessários para combater esta doença. Este ano  estamos centrados nas redes sociais com a criação de uma página no  facebook que conta com a colaboração de todos”, referiu Cristina  Moreira, Técnica da autarquia na UMS.

O lema é partilhe, faça parte deste círculo. Vista Azul,  fotografe e envie, “é cada vez mais necessário incidir sobre  estas doenças, até porque “quem conhece, cuida” e nós informamos  e esclarecemos sobre os hábitos a ter em consideração para evitar  ou pelo menos prevenir o surgimento de certas doenças”, comentou  a técnica da UCC Mãos Amigas de Celorico de Basto na UMS, Cláudia  Portilho.

A página criada “diabetes Celorico de Basto” conta com a colaboração  de todos na publicação de fotos e outros documentos sobre a diabetes.  O círculo azul continua a ser a imagem da Diabetes usada para sensibilizar  toda a população.

A campanha está na rua desde o início do mês e ficará até  ao fim para elucidar da melhor forma a população para esta problemática.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *