Cultura, Póvoa de Varzim

Mar: Passado, Presente e Futuro – Póvoa de Varzim

image003Enquanto Presidente da Rede Nacional da Cultura do Mar, o Município da Póvoa de Varzim não pôde deixar de assinalar o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) a nível local.

Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação e Cultura da Câmara Municipal, participou numa das atividades dinamizada na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, para alunos do 3º ciclo, intitulada “O Mar é Património: projeto da Lancha Poveira do Alto”.

O autarca advertiu os jovens para a importância do mar para a nossa comunidade e para o país em geral. Neste sentido, e tendo em conta que o futuro passa por apostar neste setor primário, transmitiu-lhes que talvez a vida profissional de muitos deles venha a ter ligação ao mar.

O Vereador deixou ainda o convite para um passeio na Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus” no âmbito do projeto de educação para o património e desenvolvimento de uma rede de cultura do mar.

Esta iniciativa que Manuel Costa, Diretor da Biblioteca Municipal, leva ao público escolar tem como objetivo sensibilizar os jovens para a salvaguarda da memória das embarcações tradicionais poveiras, do património naval, abordando as artes da construção naval, da navegação.

Também José Peixoto participou nesta sessão enquanto tripulante da Lancha Poveira e jornalista que também se tem dedicado a recolher testemunhos de pessoas que de qualquer forma têm alguma ligação à Lancha Poveira.

José Peixoto acompanhou ainda à guitarra uma aluna que declamou poemas sobre o mar.

Para além desta iniciativa, também, no Diana Bar, houve uma sessão non-stop do filme Ala  – Arriba, de Leitão de Barros, atraindo as atenções de quem lá passava.

Ainda no âmbito do Dia Nacional do Mar, a Biblioteca Municipal realizou diversas sessões para alunos do 3º e 4º ano do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Flávio Gonçalves sobre: “Heróis e Ilustres Poveiros”, dando-os a conhecer um pouco melhor; “Histórias sobre o mar”, momento especial de leitura; “O Mar na Poesia Portuguesa”, com poemas de Sophia de Mello Breyner Andersen e/ou Manuel Alegre.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

A celebração do Dia Nacional do Mar, a 16 de novembro, é promovida a nível nacional pela Sociedade de Geografia de Lisboa, associando-se o Município da Póvoa de Varzim a esta efeméride, pela relevância da tradição do património marítimo local.

No II Encontro da Rede Nacional de Cultura do Mar realizado a 2 de Setembro de 2011, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto foi atribuído ao Município da Póvoa de Varzim, a presidência da Rede, nestes dois anos, tendo-se alterado a designação para Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios, de forma a englobar o seu carater plural.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *