Lamego, Sociedade

Lamego reforça recolha de óleos alimentares usados

Oleao_LAMEGO2013Após em 2009 ter instalado oleões metálicos pelas principais ruas e avenidas, a Câmara Municipal de Lamego acaba de reforçar na cidade a presença destes equipamentos que permitem a reciclagem de óleos alimentares usados.

Nesta nova etapa, a autarquia, para além de substituir os antigos oleões metálicos por novos equipamentos em PVC, de cor laranja e com uma capacidade de 360 litros, também fez a colocação de novos Oleões Ecobox nas urbanizações da Qta de S. Vicente e Mártir S. Sebastião, espaços da cidade que anteriormente não estavam cobertos. Com este reforço, existem neste momento doze oleões, prevendo-se que, num futuro próximo, a meta estabelecida para 2015, 15 pontos de recolha por cada município com mais de 25 mil habitantes, seja superada.

Com a colocação de contentores específicos para a deposição deste resíduo, o Município de Lamego garante o destino adequado dos óleos alimentares usados, contribuindo deste modo para a redução da carga poluente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) valorizando um importante recurso, nomeadamente para a produção de biodiesel.

Para reciclar os óleos alimentares, as pessoas devem colocar o componente numa garrafa de plástico, bem fechada, depositando-a por fim no contentor laranja. Os oleões não servem para óleos de motores. Num concelho com 112 ecopontos instalados – Papelão, Vidrão e Embalão –, a reciclagem já faz parte dos hábitos de vida de muitos lamecenses.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *