Évora, Sociedade

Évora Património Mundial da Humanidade

cartaz_Comemorações do 27º Aniversário Évora Património MundialA cidade de Évora comemora no próximo dia 25 de novembro, segunda-feira, o 27º aniversário sobre a inscrição do seu centro histórico na lista das cidades classificadas como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1986. Para assinalar a efeméride a Câmara Municipal de Évora preparou um programa de atividades, que vão ter lugar entre os dias 23 e 25 de novembro.

O programa das comemorações começa no dia 23 de novembro, às 10 horas, com uma concentração na Praça de Giraldo (frente ao Posto de Turismo) para o início de uma visita guiada no âmbito da Rota das Igrejas de Évora e do projeto municipal “Paço a Passo”, sob sigla “O século de ouro de Évora na memória dos Paços Reais”.

No dia 24 de novembro todas as atividades decorrem nos Paços do Concelho, começando às 15:30 com um momento cénico em torno do 12.º Aniversário da criação do Arquivo Fotográfico Municipal, intitulado “Quadros de uma exposição”. Segue-se a sessão evocativa do 27.º aniversário da classificação de Évora como Património da Humanidade e a inauguração da exposição fotográfica “Évora Património da Humanidade: Um Olhar de Luis Pavão…”

No dia 25 de novembro, no Palácio de D. Manuel, pelas 10:00, realizam-se dois jogos didáticos para crianças do 1º Ciclo do ensino Básico, intitulados “À Descoberta do Centro Histórico de Évora” e “Conheces os monumentos da água?”. Às 14:30, nos Paços do Concelho, sob “O legado de Túlio Espanca”, terá lugar a apresentação da biografia de Túlio Espanca, no âmbito do Projeto “A história de Túlio Espanca”; uma visita guiada aos Paços do Concelho e área envolvente, realizada por formandos do IEFP, sob orientação do Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora; uma Mostra de Doçaria Conventual, com a presença de Joana Espanca Bacelar, filha de Túlio Espanca, e confeção por formandos do IEFP; e a visita comentada “Templo e Termas – dois edifícios de Ebora Liberalitas Iulia”, com início às 16:30. O programa das comemorações terminará com um concerto pela Orquestra da Universidade de Évora, no Teatro Municipal Garcia de Resende, às 21:30, com direção do maestro Christopher Bochmann.

Recorde-se que Évora foi a segunda cidade portuguesa a receber a ser reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, e que a distinção conferiu a esta cidade alentejana uma maior notoriedade em Portugal e além-fronteiras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *