Póvoa de Varzim, Sociedade

Carrinha da Igualdade esteve na Póvoa de Varzim

image002A Carrinha da Igualdade esteve, durante o dia, entre as 10h00 e as 17h00, junto à Casa da Juventude da Póvoa de Varzim.

Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pela Federação Nacional das Associações Juvenis – FNAJ –, à qual a Casa da Juventude se associou recebendo o projeto “Abrindo Caminho para a Igualdade”, que contou com a participação da Escola Dr. Flávio Gonçalves e o Colégio de Amorim com grupos de jovens entre os 12 e os 17 anos, desde o 6º ao 12º ano.

Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Juventude, esteve no local e transmitiu que o Município poveiro se associou a este projeto para dar oportunidade aos jovens de participarem em atividades diferentes que contribuem não só para o seu enriquecimento curricular mas também pessoal, estando em causa a promoção da cidadania e a desconstrução de estereótipos.

Os alunos participantes usufruíram de sessões através da educação não formal, de uma exposição itinerante, de mesas interativas, de vídeos e de vário material na área da diversidade e contra a discriminação, nomeadamente nas seguintes áreas: género, orientação sexual, origem étnica, origem racial, deficiência, idade e religião ou crença.

Este projeto aposta na componente local de divulgação, trabalhando com jovens na sensibilização para a igualdade e não discriminação, promovendo a desconstrução de estereótipos e de preconceitos sociais, o exercício de cidadania e a construção de uma cultura de paz e não-violência.

Constituindo uma forma da FNAJ dirigir informação sobre a igualdade e não discriminação à região Norte, a Carrinha da Igualdade transforma-se em stand. No seu interior, há mesas interativas disponíveis com jogos e propostas de trabalho lúdicas, cujas questões convocam à leitura dos conteúdos expostos.

No exterior, realizam-se várias dinâmicas de grupo e jogos pedagógicos, desenvolvidos pela equipa técnica desta campanha. Esta foi uma oportunidade única, interessante e divertida de experimentação do tema.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *