Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso promove III Semana para a Igualdade

IIISemanaDe 19 a 25 de Novembro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove a III Semana para a Igualdade, que procura promover momentos de reflexão sobre as questões associadas à Cidadania e aos Direitos Humanos, em geral; e aos Direitos do homem, aos Direitos das Crianças, à Igualdade, ao combate à Violência nas Pessoas Idosas e nas Relações de Intimidade, de entre outros aspetos, em particular.

 

Esta iniciativa insere-se nas ações de informação e sensibilização promovidas através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso disponibiliza à população desde 2010.

 

O programa desta III Semana pela Igualdade começa no dia 19 de Novembro, aliando-se à comemoração do Dia Internacional do homem. Assim, a Praça Eng.º. Armando Rodrigues, no centro da Vila da Póvoa de Lanhoso, recebe, pelas 10h00 e pelas 15h00, atividades físicas para todas as pessoas interessadas, bastando comparecer. Se as condições climatéricas não permitirem que esta ação seja realizada ao ar livre, a mesma será realizada no Pavilhão 25 de Abril.

 

Já a 20 de Novembro, Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, a comemoração é realizada na EB2/3 de Taíde, com o lançamento de balões, pelas 13h00, com mensagens alusivas à temática. Na mesma data, já no Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, a partir das 8h00, fica patente uma exposição de trabalhos realizados em 2011 por alunos/as das escolas do concelho. No âmbito da comemoração do Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO e em parceria com a CPCJ local, irá desafiar a comunidade escolar do concelho a refletir sobre os direitos das gerações mais novas através do concurso “Criança: Ser com direitos”.

 

No dia 21 de Novembro, a Carrinha da Igualdade do projeto “Abrindo caminho para a Igualdade”, contendo uma exposição e jogos itinerantes, pode ser visitada na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila Povoense, entre as 9h00 e as 17h00.

 

A 22 de Novembro, a Casa da Botica recebe, pelas 10h00, uma ação de sensibilização sobre Violência nas pessoas idosas e relações de intimidade, destinada à população, em geral. No dia 24, a mesma ação realiza-se na Igreja Paroquial de Garfe, entre as 10h00 e as 12h00, direcionada para a população em geral.

 

A 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação  da Violência contra as Mulheres, todas as pessoas interessadas poderão participar na pintura de um mural com imagens e mensagens alusivas à comemoração, na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila, entre as 10h00 e as 15h00. Se as condições climatéricas não permitirem que esta ação seja realizada ao ar livre, a mesma será realizada nos Paços do Concelho.

 

Este programa é desenvolvido em parceria e com a colaboração dos Ginásios KillerKilo e Oxigenium; da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso; do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso; do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso; da FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis; e da Paróquia de Garfe.

 

São destinatários/as desta III Semana para a Igualdade a população, em geral, e a população sénior e escolar, em particular.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *