Desporto, Mação

Duas centenas e meia de atletas correram em Mação

Mação recebeu mais um Grande Prémio de Atletismo “Mação Catedral do Presunto”, no domingo, 10 de Novembro. Uma prova que se está a tornar uma referência no Concelho e na região, tendo reunido cerca de duzentos e cinquenta atletas neste desafio lançado pela Câmara Municipal de Mação e Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga.

Esta foi uma manhã intensa de actividade física e competição para os atletas, de várias faixas etárias, oriundos maioritariamente da região, que percorreram as ruas do centro histórico e vias circundantes de Mação. A partida e chegada das provas realizou-se junto à Câmara Municipal, onde se concentraram atletas, apoiantes e restante público.

Divididas em vários escalões as participações processaram-se a nível individual e colectivo, tendo estado representadas as equipas O Alvitejo, Clube Atlético Riachense, Casa 38 do Benfica de Abrantes, União Futebol Comércio Indústria de Tomar, Clube de Lazer Aventura Competição, Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, União Desportiva Recreativa Zona Alta, Clube de Gaia, Os Matrecos, Veteranos da Carregueira, Amigos da Estação de Ortiga, Ortiga Run Team, Os Galgos de Tancos, Casa do Povo de Alcanena, RQZ Live Music, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém.

Destaque para a participação de atletas de desporto especial, na sua maioria representantes da equipa da APPACDM Santarém mas também alguns a título individual.

De registar ainda a crescente e significativa participação de atletas do Concelho de Mação.

Ao nível da tabela geral de classificações, o grande vencedor foi Hugo Castro d’ O Alvitejo (Séniores Masculino), seguido de Valdo das Neves do União de Tomar (Veteranos M35). O terceiro lugar coube a José Narciso, da Casa 38 do Benfica de Abrantes (escalão Veteranos M40). Pedro Matos, do Entroncamento, a correr individualmente no escalão Séniores Masculino, obteve a quarta classificação e Marco Franco (Séniores Masculino), do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, classificou-se em quinto lugar.

Houve prémios para todas as categorias, salientando-se a homenagem a Bruno Leitão, da APPACDM Santarém, campeão e recordista mundial nos 1500m marcha, título obtido no II Campeonato do Mundo de Atletismo de Síndrome de Down, em 2012 nos Açores.

 

À semelhança das edições anteriores, a Casa do Benfica de Abrantes foi a equipa com mais representatividade neste Grande Prémio de Atletismo tendo, por isso, sido galardoada no final – fazendo jus ao local da prova e à sua denominação – com um presunto “Marca Mação”.

Consulte todas as classificações em: http://www.lrmortiga.blogspot.pt/.

 

O Grande Prémio de Atletismo “Mação Catedral do Presunto” teve uma organização conjunta da Câmara Municipal de Mação e da Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga, com o apoio da União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, Associação de Atletismo de Santarém, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Mação e outras entidades concelhias. Destaque ainda para o apoio da equipa FisioMassagem, que se disponibilizou para efectuar massagens aos atletas durante a realização da prova.

 

A entrega dos prémios teve lugar no Cine-Teatro de Mação, pela mão de Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, Cláudia Cordeiro, Presidente da Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga, e José Fernando Martins, Presidente da União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, que acompanharam todas as provas. Destaque ainda para a presença de Luís Amaral, Presidente Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém, que agradeceu esta prova para atletas de desporto especial, registando assim “o elevado nível e consciência cívica” da organização.

 

Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, refere que “esta é uma iniciativa em que a Câmara Municipal de Mação deve continuar a apostar. Já vamos na terceira edição e entendemos que tem sido uma mais-valia a diversos níveis: não só para a promoção do desporto, neste caso concreto do atletismo, e incentivo à prática da actividade física, como também do próprio Concelho e das suas potencialidades”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *