Cultura, Matosinhos

Camané no 5º Aniversári​o do Cine-teatr​o Constantin​o Nery em Matosinhos

CamanéDesde a sua abertura a 15 de Novembro de 2008, o Cine-teatro Constantino Nery tem como principal objetivo promover a afirmação do teatro como polo cultural dinamizador da cidade, com ela e virada para ela, mas também para a Área Metropolitana do Porto e Região Norte.

 

Através de uma programação regular e diversificada que passa por acolhimentos de espetáculos, co-produções e produções próprias, procuramos atingir vários tipos de público, englobando diferentes vertentes das artes cénicas e performativas como teatro, dança, espetáculos de rua, espetáculos musicais e concertos de música clássica.

 

Desde teatro dos grandes clássicos como Beckett, passando por musicais, até um teatro mais ligeiro, como teatro municipal que somos, foi nossa preocupação redobrada privilegiar a qualidade, suscitar o prazer, a curiosidade e a reflexão, procurando contribuir para a fidelização de públicos e elevar o nível cultural das populações.

 

Não descuramos as atividades destinadas especialmente ao público infantil e juvenil procurando manter uma atividade regular especialmente direcionada para as escolas, mas também a ligação à Universidade e a promoção de teatro de inclusão social.

 

A aposta nas criações próprias, numa média de duas por ano, tem contado com a colaboração de reconhecidos autores contemporâneos. Estas criações visam fundamentalmente colocar perante a cidade e o país, em língua portuguesa, temas universais, outros imbuídos de raízes, de história, de histórias da vida atual.

 

A nossa preocupação com a valorização da língua está também patente no esforço de interligação com outros grupos de teatro nacionais designadamente aproveitando a parceria em rede com o apoio financeiro do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), assim como a internacionalização do teatro. A língua portuguesa, está subjacente aos contactos que privilegiamos com os grupos nacionais e dos países de expressão portuguesa, motor de diálogo inter-cultural, de trocas de experiências, de contactos com as realidades cénicas do mundo de hoje aquém e além-fronteiras, da apresentação em Matosinhos de grupos nacionais e estrangeiros de grande qualidade.

 

De salientar ainda a proveitosa parceria com o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, co-produzindo e acolhendo em Matosinhos, alguns dos espetáculos deste Festival, momentos importantes da nossa oferta cultural.

 

Constituíram pontos altos da programação deste teatro, as produções próprias Janis e a Tartaruga, Amor Solúvel, Fim de Partida, Missa do Galo, Sicrano de Bergerac, Chavela, A Casa Encantada e A Elegante Melancolia do Crepúsculo e co-produções como Wonderland com o Teatro de Marionetas do Porto, O Barco na Cidade com a Seiva Trupe, e os espetáculos de dança contemporânea com o Balleteatro. Como acolhimentos, de referir a importância da apresentação de espetáculos de Ópera como La Traviata de Verdi pela Companhia de Estudo Lírico de Madrid e Orquestra Mediterrânea e o bailado La Savalliana pela Companhia Nacional de Bailado, só possível no âmbito dos Teatros em Rede, com o apoio do QREN, a presença da Companhia Olga Roriz com o bailado Os Olhos de Gulay Cabbar e A Sagração da Primavera, os concertos de música clássica no âmbito da parceria com o Quarteto de Cordas de Matosinhos, e o ciclo Big Bands – do Ballroom à Sala de Concerto, uma viagem pelos tempos do jazz, fruto da parceria com a Orquestra Jazz de Matosinhos. Nomes importantes do panorama musical português tiveram acolhimento no nosso palco como Maria João, Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Rui Reininho e Cristina Branco.

Especialmente dedicado ao público infantil, entre outros apresentamos o Ciclo de Cinema de animação Curtas Divertidas da Casa da Animação e Brincadeiras Líricas.

 

A participação do Cine Teatro Constantino Nery no Circuito de Teatro Português de S. Paulo em 2009 foi o início das digressões no estrangeiro com as suas produções próprias. A participação neste festival tem continuado desde então, neste momento a peça A Elegante Melancolia do Crepúsculo está em cena neste circuito levando, pelo quinto ano consecutivo o nome de Matosinhos além-fronteiras.

 

As produções próprias do Cine-Teatro Constantino Nery seguiram em digressão ao longo destes cinco anos de atividade passando por teatros como Teatro de Municipal Joaquim Benite, Theatro Circo de Braga, Teatro S. Luiz, Teatro da Trindade, Teatro Aveirense e Teatro das Beiras.

Ao longo destes cincos anos de actividade o Cine-Teatro Constantino Nery contou com mais de 230 espetáculos, mais de 600 sessões e mais de 80.000 espectadores.

A titulo gratuito e/ou com cariz solidário a sala do Cine-Teatro foi cedida a instituições como Lyons Clube de Leça da Palmeira, Universidade Sénior Florbela Espanca, ESAD (Escola Superior de Artes e Design), Associação de Fados de Matosinhos, Fantocheiro, NEFUP (Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto), Escolas do concelho, Leixões Futebol Clube, Associação de Juventude de Góis, Juntas de Freguesia, TedX, Universidade Sénior Rotary de Matosinhos e Associação Portuguesa do Parlamento Europeu Jovem.

Para comemorar este 5º Aniversário, o Cine-Teatro Constantino Nery apresentará, no dia 16 de Novembro às 22h00, o concerto do fadista Camané com o seu trabalho 1995- 2013.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *