Cultura, S. João da Madeira, Sociedade

Os museus na era da economia criativa em debate em S. João da Madeira

MuseuFrente1As IV Jornadas de Museologia, a realizar em S. João da Madeira, vão permitir debater o contributo dos museus no contexto da emergente economia da criatividade e o papel da cultura enquanto catalisadora da criatividade e inovação no contexto local, regional e nacional.

 

“Os museus na era da economia criativa” é o tema destas jornadas, que decorrem a 21 e 22 de novembro, no Museu da Chapelaria, entidade organizadora do evento.

 

O dia 21 de Novembro será dedicado ao painel “Cultura, Criatividade e Economia?”, estando confirmadas as presenças de José Mendes, Vice-reitor para a Inovação da Universidade do Minho e autor do livro “As cidades incubadoras”, e de Carlos Martins, Presidente da Direção da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas.

 

Este primeiro dia contará ainda com as reflexões de Humberto Rendeiro, Clara Vaz Pinto (Museu Nacional do Traje de Lisboa), de Isabel Victor e Maria Miguel Cardoso (Museus Municipais de Setúbal) e Suzana Menezes, (Museu da Chapelaria).

 

O dia encerra com um momento informal de networking e com a inauguração da exposição “Os criadores nacionais e os seus chapéus”, que apresenta uma seleção dos melhores chapéus produzidos por designers portugueses.

 

O dia 22 de Novembro será fundamentalmente dedicado ao painel “Os museus, as suas coleções e a economia criativa”, contando com a presença dos investigadores Rui Avelans Coelho, Sandra Correia, Marzia Bruno e Filipa Taborda, além de Deolinda Carneiro (Museu Municipal da Povoa de Varzim), Manuel Graça (museus nacionais de Guimarães) e Suzanne Cotter (Museu de Serralves, Porto).

 

Os momentos de debate, troca de experiências e reflexões serão muitos e valerá a pena participar nesta grande discussão, estando já abertas as inscrições. Para mais informações, os interessados devem contactar o Museu da Chapelaria (secretariado Joana Galhano | Rui Maia).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *