Mação, Turismo

Festival do Azeite Novo, Migas e Almeirão até ao final do ano

image004Mação vai promover um Festival Gastronómico dedicado ao Azeite Novo, às Migas e ao Almeirão. Entre 15 de Novembro e 31 de Dezembro convidamo-lo a provar pratos típicos regados com o nosso azeite.

 

O Outono traz sabores novos às cozinhas do Concelho de Mação. Produz-se o azeite Novo nas dezenas de lagares do Concelho, o almeirão chega aos quintais e o tempo mais fresco lembra que se façam as maravilhosas migas de couve com feijão e broa, regadas com bom azeite.

As estrelas gastronómicas da época e as muitas receitas que a Carta Gastronómica apresenta sugeriram um Festival que lhes é dedicado, para gáudio dos amantes da cozinha típica associada ao meio rural em que o Concelho de Mação é muito rico.

 

Participam neste Festival 9 restaurantes do concelho de Mação que aderiram à iniciativa e apresentarão, durante mês e meio, pratos que incluam Azeite, Almeirão e Migas. Os Restaurantes aderentes a este Festival são: “Avenida”, “Casa Velha”, “O Cantinho”, “O Godinho”, “Café Restaurante da Recta”  e “O Pescador”, de Mação; “Casa Cardoso”, de Envendos; “Dona Flor”, de Penhascoso e “O Solar do Moinho”, de Cardigos.

Toda a informação sobre os pratos confeccionados por cada Restaurante no âmbito do Festival está disponível no site da Autarquia em www.cm-macao.pt.

 

Para Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, “o Azeite do Concelho de Mação, pela qualidade que tem, merece um evento que o promova. Muito associados ao azeite, pratos também desta época, o Almeirão e as Migas são muito conhecidos das mesas das famílias do nosso Concelho e é muito importante partilhar entre nós e com quem nos visita comeres tão característicos como estes.”

 

99% do azeite produzido no nosso Concelho provém da azeitona galega, abundante no nosso Concelho. Estão activos 21 lagares e cooperativas, um comercializa e exporta azeite (Probeira), sendo que a maioria utiliza ainda o processo de extracção tradicional.

Para quem não conhece, o Almeirão é muito semelhante à alface diferenciando-se por possuir folhas mais alongadas, mais estreitas, e com sabor amargo mais pronunciado. Com as suas folhas prepararam-se fantásticas saladas que se comem a acompanhar a refeição ou misturadas com outros ingredientes.

As Migas da zona de Mação são confeccionadas tradicionalmente com sopa de couve com feijão e broa.

 

Termine o ano bem servido nos nossos restaurantes degustando sabores do campo, sabores rurais, sabores nossos que são únicos e que vale muito a pena provar. Mação espera por todos os amantes de Gastronomia tradicional com o toque de criatividade dos Restaurantes locais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *