Cultura, Matosinhos, Sociedade

“Juntos pela Arte” – 15ª edição em Matosinhos

Juntos pela ArteA Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Matosinhos (APPACDM Matosinhos) – Centro Leonardo Coimbra, promovem a 15ª Edição da “JUNTOS PELA ARTE”, uma programação inclusiva determinada na aceitação da diversidade humana.

 

Contando com a participação de alunos e utentes de 15 instituições do concelho de Matosinhos, a JUNTOS PELA ARTE liberta-se numa Exposição, ateliês e conferências, espetáculos musicais e peças de teatro, hora do conto e tertúlia.

 

ABERTURA

21 de Novembro, 14h00

Atuação da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira e Grupo de Expressão da Cerci-Feira, com direcção do Maestro Aleksandar Cric.

Inauguração da exposição JUNTOS – Com mais de 3 centenas de obras, da autoria de alunos e utentes de 15 instituições do concelho, as obras apresentam-se em propositado anonimato. A pluralidade de expressões e técnicas é predominante: pintura, aguarela, desenho, escultura, cerâmica, deco-arte, maquetes, entre outros. Parte dos trabalhos estão à venda, sendo os valores revertidos para as organizações.

 

 

ATELIÊS PARA TODOS

22 a 30 Novembro – Utentes e professores da APPACDMMatosinhos- CLC tornam-se os monitores da componente mais prática da JUNTOS. Vocacionadas para todos (crianças, jovens, adultos, técnicos de reabilitação, professores e educadores, artistas, animadores socioculturais) estas oficinas afirmam uma multiplicidade de expressões: Relaxação ativa, Expressão corporal, Expressão dramática, trabalhos manuais. Somando a estas, também, um ateliê de Percussão para todos e sessões de Yoga do riso.

 

CONFERÊNCIAS

29 de Novembro , Auditório BMFE

Três painéis realizados no período das 10h00 às 17h30 : Desporto e deficiência; Arte e terapias expressivas; Sociedade: que papel?

Painel 1 DESPORTO E DEFICIÊNCIA

10h00 – Inclusão através do desporto – modelo ANDDI Portugal – Prof. António Costa Pereira. (ANDDI) | 10h45– “Do eu para o mundo – Prof. Luis Fernandes

Painel 2 – ARTE E TERAPIAS EXPRESSIVAS

11h30 – PERFORMA 1° encontro nacional de artes performativas e deficiência – Dra. Ilda Azevedo | 12h00 – “Abrete CesamoProf. Júlio dos Santos, (APPDA Norte)

14h30 Arte: expressões e emoções Prof. António Vidal (APPACDM de Matosinhos) | 15h00 – “A dança e o movimento expressivo no processo de reabilitação de pessoas com deficiência motoraDra. Ana Isabel Falcão

Painel 3 SOCIEDADE: QUE PAPEL? 15H45 – Da integração à transformação social: o teatro do oprimido e o sujeito como espect-ator” – Dr. José Soeiro  | 16H30 – “A evolução do conceito de deficiência ao longo dos tempos” – Dr. Joel Cleto

 

 

SESSÃO ENCERRAMENTO: 3 Dezembro

10h00 – Tertúlia sobre o envelhecimento – Dra. Alexandra Lopes

Auditório BMFE/ Salão Nobre Edifício dos Paços do Concelho

14h00 – Peça de Teatro da APPACDM Trofa

15h00 – Hora do conto com poema e contos de Rita Silva (a.k.a Rita Cuca)

21h00 Peça de Teatro OCEANOS Peça de teatro de marionetas de esponja pelo CAO do Centro Leonardo Coimbra – APPACDM Matosinhos.

 

21h30 – Atuações musicais de Bruno Gomes (operação Triunfo 4º edição) e duo Joana Reais e Mucio Sá.

22h30 Sessão de Encerramento da JUNTOS PELA ARTE, com Presidente da APPACDM Matosinhos, Provadora do Cidadão com deficiência do Município e Presidente da Câmara Municipal

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *