Cultura, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aposta na formação teatral para funcionários

O PETRIFICADO NO CASTRO 2A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a investir nos seus recursos internos, oferecendo aos funcionários e colaboradores uma formação na área do teatro, numa aposta inovadora no âmbito das autarquias, que surge no âmbito da nova estratégia de dinamização cultural centralizada no Theatro Club.

 

“Queremos ver os nossos trabalhadores envolvidos nas atividades da autarquia. No ano passado, desafiámo-los a participarem numa encenação integrada no cortejo etnográfico das festas do concelho. E foi um sucesso. Participaram na encenação de ‘O Petrificado’, no dia do concelho. Novo sucesso. Estamos a começar agora com as oficinas de formação teatral, em horário pós-laboral. Quem sabe não surgirão, no futuro, outros projetos de envolvimento artístico”, refere o Vereador da Cultura, Armando Fernandes.

 

Uma das experiências referidas culminou no passado 26 de setembro, com a recriação histórica e encenação teatral da lenda “O Petrificado”, em que funcionários e seus familiares participaram como atores e figurantes, o que levou a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso a abraçar este desafio pioneiro de proporcionar formação aos funcionários não só nas áreas de atuação profissional, mas também em outras vertentes, contribuindo para a sua formação pessoal, cívica e artística. “Este tipo de atividades culturais e lúdicas contribuem para aumentar os índices de eficiência e eficácia dos trabalhadores no desempenho das suas tarefas do dia-a-dia”, considera ainda o Vereador, reconhecendo: “Os recursos humanos são o ativo mais importante de qualquer instituição ou empresa. E, tendo a meu cargo os Pelouros da Cultura e dos Recursos Humanos, é com redobrada satisfação que constato a disponibilidade dos nossos trabalhadores para a arte de Talma”.

 

Segundo a diretora artística do Theatro Club, Maíra Ribeiro, o objetivo é “aprimorar as relações interpessoais, desenvolver o espírito de grupo e partilha, além de trabalhar a autoestima e autoconfiança dos participantes do ponto de vista artístico e social”.

 

Os encontros, que já estão a decorrer às quartas-feiras, das 21h00 às 22h30, no Theatro Club, não têm custos para as pessoas participantes. A criação de um grupo de teatro dos funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso é outro dos propósitos desta formação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *