Lousã, Sociedade, Turismo

XXIV.ª Feira do Mel e da Castanha da Lousã

1De 8 a 10 de novembro, a Lousã acolhe a XXIV.ª edição da Feira do Mel e da Castanha, evento que decorre no Parque Municipal de Exposições.

O certame conta com cerca de 90 inscritos, sendo 27 apicultores, 10 comerciantes de castanha e os restantes instituições, produtores e comerciantes de outros produtos endógenos e gastronómicos. Merece também realce as 6 tasquinhas representativas das freguesias.

A inauguração oficial do evento terá lugar no dia 8, sexta-feira, às 18h, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.

No mesmo dia, entre as 18h30 e as 20h, terá, lugar a atuação do Grupo de Concertinistas da Lousã, seguindo-se, pelas 21h30, um espetáculo com Jorge Batista.

Já no sábado, dia 9, a feira abrirá às 10h e as tasquinhas, montadas numa tenda gigante e dinamizadas por Associações das diversas freguesias do Concelho, iniciarão a sua atividade às 12h. Das 14h às 20h30 decorrerá um workshop de gastronomia e produtos endógenos. Paralelamente, das 18h às 19h terá lugar a atuação do Grupo de Cantares das Gândaras. Às 20h30 ocorrerá uma demonstração de confeção de chocolates tradicional e às 21h30 um espetáculo musical com João Balão.

No domingo, dia 10, pelas 8h30 terá lugar a já habitual caminhada de São Martinho. A concentração para a caminhada será junto ao Parque Municipal de Exposições.

A exemplo do que acontece no sábado, a feira abre às 10h e as tasquinhas às 12h, seguindo-se, das 16h às 18h a atuação da Escola de Concertinistas da Lousã. Às 17h terá lugar a entrega dos prémios do concurso de Mel DOP Serra da Lousã. Pelas 18h será realizado o tradicional magusto oferecido à população que contará, este ano, com a atuação do Grupo Etnográfico da Região da Lousã, seguindo-se a atuação musical de João Rocha.

A Feira da Castanha e do Mel da Lousã, realizada em parceria com a Cooperativa Lousãmel, que celebra, este ano 25 anos de existência, é uma das mais antigas feiras realizadas no distrito de Coimbra, destacando-se, também, pelo facto de ter sido a primeira a comercializar unicamente mel certificado.

Tem-se revelado, ao longo dos anos, um evento de sucesso e que marca o calendário cultural e gastronómico, pelo prestígio que conquistou e pela qualidade que sempre apresenta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *