Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso continua a ser Autarquia Mais Familiarme​nte Responsáve​l

Autarquia Mais Familiarmenre Responsavel 2013Pelo quarto ano consecutivo, a Póvoa de Lanhoso recebeu a bandeira verde da iniciativa “Autarquia Mais Familiarmente Responsável”. O Presidente da Câmara Municipal Povoense, Manuel Baptista, recebeu a distinção das mãos do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, no decorrer da cerimónia que se realizou ontem, dia 6 de Novembro, no Auditório da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, em Coimbra.

 

“Este reconhecimento vem confirmar, mais uma vez, que a Autarquia tem valorizado a intervenção social como prioridade e que este é o caminho certo. O nosso papel, para além da construção de equipamentos públicos, deve ser muito direcionado para ações e medidas de apoio às famílias no seu todo. Sejam elas de apoio social, de promoção do seu bem-estar ou ainda do incentivo à fixação da população no nosso concelho. Não trabalhamos para os reconhecimentos, mas sabe bem perceber que a nossa política é reconhecida por entidades nacionais”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista.

 

De entre as diversas medidas de apoio às famílias, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresenta, por exemplo, o subsídio ao arrendamento; o incentivo à natalidade e apoio ao comércio local, Naturalanhoso; o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género; os Centros de Convívio; as Bolsas de Estudo e os prémios de Mérito Escolar; a Educação Parental; o Programa HabitaLanhoso; as Hortas Socias; o Banco de Voluntariado e a Loja Social; a Ação Social Escolar; o Banco de Ajudas Técnicas; e os Cartões Municipais, de entre outras medidas, como a construção dos Centros Educativos e de equipamentos desportivos, que também são exemplo desta política transversal de apoio às famílias Povoenses.

 

A Autarquia Povoense obteve a bandeira com palma, por receber o prémio por três ou mais anos consecutivos. Esta distinção é atribuída todos os anos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Do distrito de Braga, foram distinguidas ainda as Autarquias de Vieira do Minho e de Vila Nova de Famalicão.

 

Na edição de 2013, foram distinguidos 37 municípios portugueses. Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional, ao qual responderam 98 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *