Cultura, Torres Vedras

Festival Acordeões do Mundo em Torres Vedras acolhe estreia nacional do grupo francês Pulcinella

Pulcinella-@Jérôme-DedebatO Teatro-Cine de Torres Vedras recebe um concerto do grupo francês Pulcinella no próximo dia 9 de novembro, pelas 21h30, no âmbito do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.

De referir que este grupo gosta de atuar em palco como uma companhia de teatro, criando uma atmosfera semelhante à dos contos de fadas, uma atmosfera circense que lhe empresta um gosto pela performance, que passa também pelos trailers dos filmes negros, mas em que existe um gosto especial pela fantasia ….bem, fantasia. Pulcinella oferece uma mistura cáustica de jazz, rock, tango, música dos Balcãs, e tradições latino, uma espécie de jazz deslocalizado…. Com um naipe de instrumentos atípicos (acordeão, saxofone, contrabaixo, bateria e demais instrumentos inesperados), Pulcinella possui no entanto um público muito mais vasto do que apenas fãs de jazz. Desde que o saxofonista Ferdinand Doumerc formou em 2004 esta banda, em Toulouse, os Pulcinella têm apresentado a sua música iconoclasta em numerosas ocasiões a partir desta cidade, sendo de realçar as suas atuações em festivais de diversos países (Hungria, Ucrânia, Marrocos, Itália, Suíça, Moldávia, Roménia, Senegal, Bulgária ou Eslováquia). Os Pulcinella apresentam, de resto, regularmente o seu projeto musical em variados meios culturais (festivais, centros culturais, bares, eventos nacionais, clubes, eventos locais, escolas, praças públicas…). Já tocaram inclusivamente como banda de apoio a vários músicos e bandas como Akosh S., Julien Lourau, Renaud Garcia Fons, Bojan Z, Claude Tchamitchian New Lousadzak, Marc Ducret, Jim Preto, Michel Portal, Magyd Cherfi, Joe Fonda, Herb Robertson, André Minvielle ou Bireli Lagrene.

Agora os Pulcinella preparam-se para atuar pela primeira vez em Portugal, naquele que será o concerto de encerramento da décima edição do festival Acordeões do Mundo.

Este grupo é constituído por Florian Demonsant  (acordeão), Frédéric Cavallin (bateria/percussões), Jean-Marc Serpin (contrabaixo) e Ferdinand Doumerc (saxofone/flautas).

O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto dos Pulcinella no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras; tem o patrocínio do Arena Shopping; apoio à divulgação do Turismo de Lisboa; como água oficial a Água do Vimeiro; e hotel oficial o ÔHotels&Resorts.

Mais informações sobre este festival podem ser consultadas no seu site (acessível em: www.acordeoesdomundo.com).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *