Alcoutim, Sociedade

“Projeto Alcoutim” traça novos caminhos de desenvolvimento no concelho

Projeto AlcoutimDecorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conclusão do “Projeto Alcoutim”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Alcoutim, Universidade do Algarve e Associação Alcance, com o intuito de desenvolver o empreendedorismo no concelho, alicerçado numa perspetiva sustentável.

Nesta sessão de encerramento estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, o presidente da Associação Alcance, José Manuel Simão, o coordenador científico do Projeto, Prof. António Covas, a coordenadora executiva, Maria Luísa Francisco, e o “grupo de missão”, constituído por cinco estagiários, formados em Turismo, Ciências da Comunicação, Gestão de Empresas, Engenharia Alimentar e Biologia.

Criar novas estratégias e linhas de ação adequadas às necessidades do concelho, eram os principais objetivos da equipa do Projeto Alcoutim, que concluiu hoje nove meses de trabalho, durante os quais nasceram e se desenvolveram novos caminhos para o pretendido desenvolvimento sustentável. Entre as diferentes iniciativas desenvolvidas, o grupo de missão destacou o levantamento das lacunas de mercado em Alcoutim, apresentadas posteriormente num workshop que reuniu empreendedores e potenciais empreendedores, a criação do Doce Típico d’Alcoutim, a dinamização do artesanato local, nomeadamente da empresa “Flor d’Agulha”, que cria e comercializa as tradicionais bonecas de juta, e a revitalização do núcleo museológico de Santa Justa – “A Escola Primária”.

O autarca de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, lamenta que, atualmente, não haja condições económicas para acolher este Projeto por mais tempo, considerando que o trabalho desenvolvido deixou muitas iniciativas que vão ser valorizadas e continuadas pelo município.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *