Póvoa de Lanhoso, Sociedade

População sénior participou nas comemorações do Halloween na Póvoa de Lanhoso

Halloween no Espaco Jovem 2Cerca de 35 utentes do Centro Social e Paroquial de Monsul e do Centro de Convívio de Vilela participaram nas comemorações do Halloween, que o Espaço Jovem promoveu nos dias 30 e 31 de Outubro.

 

A Vice-Presidente e Vereadora da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, visitou as pessoas seniores durante esta atividade, na manhã de 31 de Outubro. “É importante trazer estas pessoas para um local dedicado aos mais jovens, mas em que elas também podem desenvolver atividades e em que podem contactar com gente mais nova. Desta forma, os nossos seniores sentem-se acarinhados e mantêm o seu próprio espírito jovem”, considerou a Vereadora, explicando que “a estratégia é chegar a público de todas as faixas etárias”. Neste sentido, revelou, já estão a ser aplicados inquéritos para dar voz aos mais jovens nas definições das atividades ao nível do Pelouro da Juventude. “Ao proporcionarmos propostas em que os jovens se sintam envolvidos e que vão de encontro às suas sugestões, acreditamos poder desempenhar um papel mais ativo na sua formação e retirá-los de ambientes menos saudáveis”, referiu.

 

Na atividade comemorativa do Halloween (que alguns conhecem por “Dia das Bruxas”), os participantes levaram as suas próprias abóboras e depois, com a ajuda de pessoal técnico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, prepararam as mesmas para as adequar à temática, através do recorte dos olhos, da boca, do nariz e do chapéu. Para além disto, reutilizando materiais, decoraram copos e elaboraram divertidos bonecos com a forma de fantasmas, que a todos roubaram sorrisos.

 

Utente do Centro Social e Paroquial de Monsul, Jacinta Pinto, 76 anos, de Verim, mostrava-se bem-disposta. “Isto é bonito. A gente distrai-se um bocadinho. É diferente, está a ser engraçado”, referiu. A seu lado, Glória Araújo, 72 anos, de Geraz do Minho, também retirava o recheio da sua abóbora. “Gosto desta atividade. Nunca fiz isto. Não estava à espera de passar um dia desta maneira”, salientou, acrescentando: “Quando me convidaram, fiquei toda contente. Gosto do convívio e somos todas amigas”. Sentado noutra mesa, Cândido Matos, 63 anos, de Monsul, também se mostrava satisfeito. “Está a ser engraçado e divertido”, sublinhou este senhor, que levou consigo de casa uma abóbora que tinha recolhido do seu terreno. “Nunca tinha feito isto. Não é muito fácil…”, confidenciou.

 

A Diretora Técnica do Centro Social e Paroquial de Monsul, Ricardina Costeira, explicou as razões desta participação nas comemorações do Halloween no Espaço Jovem: “Relembrar esse dia e fomentar as tradições para não as deixar cair no esquecimento e aproveitar aquilo que a Póvoa de Lanhoso tem e este espaço. Outro dos objetivos é o convívio e quebrar o isolamento do próprio idoso”.

 

Na verdade, foi propósito da Câmara Municipal com esta proposta relembrar tempos passados e partilhar conhecimentos e tradições, aliando-os a costumes mais recentes. E, em simultâneo, divulgar aquele equipamento municipal e as respostas que proporciona.

 

Estas comemorações envolveram, para além do Espaço Jovem, a Divisão de Serviços Sociais e Saúde da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito das atividades de animação sociocultural proporcionadas com regularidade junto dos utentes das IPSS’s do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *