Economia, Sociedade, Vendas Novas

Embaixada da Colômbia estreita laços comerciais com Vendas Novas

visita embx colômbia bragança1O embaixador da República da Colômbia, D. Germán Santamaría Barragán, e o diretor da Proexport Colômbia em Portugal, D. Edgar Hernández Contreras, deslocaram-se no dia 31 de outubro a Vendas Novas para conhecer algumas empresas e instituições ligadas ao setor corticeiro.

Pelas 10h00, foram recebidos na Câmara Municipal pelo vereador do pelouro dos assuntos económicos e promoção externa, João Telha da Silva, que fez uma apresentação do concelho realçando algumas das vantagens que Vendas Novas oferece aos investidores, nomeadamente a localização geográfica, as acessibilidades, os incentivos à fixação de empresas, entre outros factores de potenciação económica e atração de investimento.

Seguiu-se uma visita à Herdade da Fundação Casa de Bragança e ao montado da propriedade, onde os presentes tomaram conhecimento do ciclo de produção da cortiça, desde a tiragem até ao armazenamento. Da parte da tarde realizou-se uma visita à Corkart, Lda., empresa com mais de 20 anos de experiência na especialização em pavimentos de cortiça e à Amorim Isolamentos, S.A. que se dedica à produção de materiais de isolamento feitos a partir de cortiça e de fibra de coco. A delegação, também integrada pela Sra. embaixatriz da República da Colômbia, foi sempre acompanhada pelo vereador da Câmara Municipal, pelo diretor executivo do Parque Industrial, José Afonso Alvito e por um técnico do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico do município.

O embaixador demonstrou um elevado interesse nos produtos abordados, os quais se apresentam como de elevado potencial de crescimento junto do mercado colombiano, sendo por isso a embaixada um importante parceiro no desenvolvimento de laços comerciais futuros. A visita revelou-se ainda mais produtiva por terem sido abordadas as potencialidades de Vendas Novas enquanto município com capacidade para acolher investimento proveniente de outros sectores estratégicos na Colômbia. A Colômbia é a quarta maior economia da América Latina e a vigésima nona maior economia do mundo em termos de PIB (Produto Interno Bruto).

O interesse por conhecer Vendas Novas e a cortiça surgiu na sequência de uma anterior deslocação por parte de representantes de várias embaixadas, incluindo a Colômbia, no âmbito do projeto “PROMOINVEST – Rede de Promoção Empresarial” da Rede Corredor Azul, do qual o Município local é líder.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *