Lamego, Sociedade

Exército português promove missão militar em Lamego

Dia do Exército_Lamego2013A realização de uma grande Cerimónia Militar constitui o ponto alto das comemorações oficiais do Dia do Exército que decorrem este ano na cidade de Lamego, aguardando-se uma grande adesão popular à parada e ao desfile que vão ocorrer no Largo da Feira. Para a realização deste ato oficial, está prevista a mobilização de centenas de militares, vindos de quartéis de todo o país, que divulgarão o papel do Exército na defesa militar da República.

Num quadro de contenção orçamental, serão promovidas, de 25 a 27 de outubro, diversas iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa, orientadas pelos “princípios da elevação, dignidade, profissionalismo e tradição, que são timbre do Exército Português”. Na vertente religiosa, a Sé Catedral de Lamego acolhe uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio.

O Exército Português comemora o seu dia festivo a 24 de outubro, data em que se celebra a Tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército. Para assinalar a efeméride, a instituição promove um conjunto de ações comemorativas que visam evocar os seus valores, bem como as suas capacidades e valências, junto da população.

O Estado Maior do Exército selecionou a cidade de Lamego como sede destas comemorações devido às excelentes condições que a emblemática Av. Dr. Alfredo de Sousa e o Largo da Feira, situado junto do Centro Multiusos de Lamego, oferecem agora para a realização de grandes eventos ao ar livre, após a conclusão das obras de requalificação e modernização deste espaço público.

Com o objetivo de reforçar os laços de cooperação com a comunidade envolvente, o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), instituição que forma os conhecidos “rangers”, aproveitará esta ocasião para dar a conhecer a realidade das atividades de natureza militar que desenvolve ao longo do ano, nomeadamente as suas capacidades, valências e meios.

Um dos argumentos mais fortes para a escolha da cidade da Lamego é o facto do CTOE ser uma unidade de elite do exército português, com um dispositivo militar considerável estacionado, para além de existirem dois regimentos de infantaria bastante próximos, sedeados em Vila Real e Viseu. Esta proximidade permite uma rápida e económica mobilização de tropas, alojamento e logística, pelo que estas comemorações deverão alcançar uma grande projeção nacional a custos reduzidos.

 

PROGRAMA COMPLETO

16 de outubro

21h30 – Concerto Orquestra Ligeira do Exército
Teatro Ribeiro Conceição

 

19 de outubro

11h – Inauguração da Exposição Histórico-Militar
Museu de Lamego e Teatro Ribeiro Conceição

 

25 a 27 de outubro

Exposição de Materiais e Equipamentos
Av. Dr. Alfredo de Sousa

 

25 de outubro

15h – Atividades Escolares e Académicas
Casa do Poço (Museu Diocesano)

 

26 de outubro

16h30 – Demonstração de Capacidades
Av. Dr. Alfredo de Sousa

 

21h30 – Concerto Banda Sinfónica do Exército
Teatro Ribeiro Conceição

 

27 de outubro

10h – Missa de Ação de Graças e Sufrágio
Sé Catedral de Lamego

 

12h – Cerimónia Militar
Largo da Feira

 

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.