Tomar, Turismo

Tradição e modernidade voltam a unir-se em torno do feijão tomarense

desdobravel_feijao_2013

Chegado o Outono, com as suas temperaturas mais convidativas a experiências gastronómicas, é tempo de retemperar os estômagos, e Tomar dá o mote, com mais uma edição da mostra “Todos com o feijão… o feijão com todos”.

Durante todos os sábados e domingos do mês de Outubro, nos 22 restaurantes aderentes, a arte e saber dos nossos cozinheiros apresenta a leguminosa a que os livros de botânica chamam Phaseolus vulgaris em todas as suas inesgotáveis capacidades culinárias.

Já experimentaram feijão frade salteado com morcela de arroz? E coelho com feijão e espigos? Ou enguias fritas com requentado?

E que tal feijoada de leitão? Ou frango com laranja, vinagre balsâmico e puré de feijão branco?

Não se assustem, porém, os adeptos da cozinha mais tradicional. Não vão faltar os peixinhos da horta, a sopa de feijão com couve, a sopa da pedra, os carapauzinhos fritos com arroz de feijão ou a dobrada com feijão branco, entre muitos outros clássicos da cozinha portuguesa.

E para que o Phaseolus vulgaris possa ser admirado em toda a panóplia da sua paleta de sabores, preparem-se os mais gulosos para o doce de feijão com amêndoa, a delícia de feijão, os pastéis de feijão, o pudim de feijão, o semifrio de feijão, a tarte de feijão, a laranjada de feijão, o doce de Santa Iria, o mascavado de feijão e ainda a tarte de feijão com nozes e canela.

Se ficou entusiasmado com este menu virtual, imagine como ficará inebriado com todas estas cores, aromas e sabores diante de si. Só tem que demandar, durante os fins-de-semana de Outubro, um destes restaurantes: Alminhas, Almourol, Baía, Beira Rio, Brazinha, Chico Elias, Convento do Leitão, Hotel Estalagem de Santa Iria, Ginginha, Grelha, Infante, Lúria, Manjar dos Templários, Mister Grill, Moinhos, Nabão, Ninho do Falcão, Picadeiro, Pica-Pau Amarelo, S. Lourenço, Tabuleiro e Tomaz.

“Todos com o feijão… o feijão com todos” encerra o ciclo gastronómico anual em Tomar, numa organização do Município local em colaboração com os restaurantes aderentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *