Lousã, Sociedade

Lousã, Autarquia Familiarmente Responsável 2013

A Câmara Municipal da Lousã foi distinguida, pela segunda vez consecutiva, com o título ‘Autarquia +Familiarmente Responsável’, que premeia boas práticas de política familiar.

Este reconhecimento resulta de um inquérito realizado a nível nacional, onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

 

Aos municípios vencedores será entregue uma bandeira verde da iniciativa, numa cerimónia marcada para o dia 6 de novembro, no Auditório Nacional dos Municípios, em Coimbra.

 

Segundo o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, “Hoje, mais do que nunca, as políticas de apoio à família, são essenciais. Na crise que atravessamos, nos dias difíceis que estamos a viver e que vão agravar-se, as redes familiares amortecem as consequências do desemprego, da perda de habitação, do empobrecimento. As políticas de apoio à família mais eficazes, são as de proximidade. Esse é o desafio que as Autarquias têm cada vez mais pela frente. Conhecedoras e atentas aos problemas reais, têm por isso mesmo mais capacidade de intervenção. Este prémio faz realçar as melhores práticas e nesse reconhecimento, a possibilidade de incentivar outras”.

 

Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes “ Esta distinção vem reforçar o trabalho efetuado pela Autarquia na área social, mais concretamente nas medidas de apoio às famílias e a importância de diversos projetos como os “Horizontes Integrados”, o Gabinete de Intervenção Familiar (GIF), as Sessões de Aconselhamento Parental, o Programa de Apoio a Famílias Imigrantes (CLAII), o Projeto “Alimenta-te bem cresce saudável”, as Férias Ativas, os “Miminhos dos Avós” e também o apoio a famílias com fragilidades e necessidade sociais, nomeadamente através do apoio para a reconstrução de habitações degradadas e da tarifa social no abastecimento de água. A preocupação social da Autarquia é transversal a toda a sua ação e, especialmente, no contexto económico e social em que nos encontramos, será uma prioridade.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *