Felgueiras, Sociedade

Câmara Municipal de Felgueiras atribui subsídio extraordinário, no valo de 50 mil euros, aos Bombeiros Voluntários

subsidio bombeiros (2)As Corporações de Bombeiros de Felgueiras e Lixa vão receber subsídios da Câmara Municipal para “permitir que continuem a assegurar a sua missão de socorro e de apoio à população com os mesmos níveis de qualidade, empenho e operacionalidade”. Cada Corporação recebe 25 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, ao apresentar a sua proposta, na reunião de executivo, realizada no dia 19 de setembro, a qual mereceu a aprovação por unanimidade, explicou o reforço das verbas atribuídas. “Reconhecemos que as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do concelho são parceiras importantes do município, desempenhando um papel fundamental e imprescindível no apoio à população. As referidas Associações foram e estão ainda a ser confrontadas com uma época de incêndios florestais sem precedentes, quer na área do concelho, quer no apoio a outras regiões do país, o que originou um aumento substancial dos custos operacionais, deparando-se com dificuldades financeiras”.

O autarca assume o apoio aos “soldados da paz” como prioritário. “Apesar do atual contexto socioeconómico em que vivemos, com cada vez menos recursos à disposição, os governantes, a qualquer nível, não se podem demitir da responsabilidade que têm, de garantir as condições mínimas de funcionamento e operacionalidade dos Bombeiros Voluntários. São homens e mulheres que expõem a própria vida para salvar os bens públicos e particulares, assim como, a vida dos seus concidadãos, não podem deixar de ser honrados, considerados e apoiados, porque são um exemplo singular de dignidade e abnegação de quem, sem nada pedir, ajuda voluntariamente os demais”.

A atribuição desta verba por parte da autarquia consuma um contributo anual superior a 170 mil euros.

Refira-se que a Câmara Municipal decidiu atribuir, em fevereiro 2013, um subsídio ordinário aos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa, num valor superior a 78 mil euros.

Em junho de 2013 foi deliberado atribuir um subsídio extraordinário às duas corporações cerca de 45 mil euros para a aquisição de viaturas de socorro e proteção civil.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *