Cultura, Trofa

14.ª edição do Festival de Concertinas da Trofa contou com mais de 120 participantes

IMG_9240O Monte de Santa Eufémia, na freguesia de Alvarelhos recebeu, no passado dia 21 de setembro, mais uma edição do Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio da Trofa, promovido pela Câmara Municipal da Trofa.

 

Pelo palco montado no Monte de Santa Eufémia, passaram 120 concertinistas e cantadores ao desafio que atraíram centenas de visitantes a esta edição do Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio.

 

Este Festival é já um marco nas tradições do Concelho da Trofa, tendo-se tornado num dos grandes festivais deste género, que atrai ano após ano mais participantes e mais público.

 

A Autarquia Trofense aposta, assim, nas festas tradicionais e populares para ocupar os tempos livres dos trofenses de forma saudável, promovendo o convívio, e simultaneamente, divulgar a concertina como instrumento tradicional e símbolo do património imaterial do Concelho, da região e do País.

 

Uma perspetiva defendida durante a iniciativa, pelo próprio Vereador da Cultura da Autarquia, Assis Serra Neves que lembrou que “a história, a cultura, a tradição e o património constituem, como é sabido, sólidos atributos para a nossa identidade enquanto portugueses, enquanto nortenhos e enquanto Trofenses, atribuindo-nos, por si só, singularidades muito próprias e, na maioria das vezes até, muito emotivas. É por isso, com grande orgulho que a Câmara Municipal da Trofa organiza, a cada ano, o Festival de Concertinas no monte de Santa Eufémia, incluído também nas festas que locais, contando nesta linha, com o apoio da Comissão de Culto local.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *