Desporto, Seixal

30ª Seixalíada com programa desportivo diversificado para toda a semana

Jogos Tradicionais                                                                   Alunos do 1.º CEB • 24 Mai 2013A 30ª edição da Seixalíada oferece esta semana um vasto programa desportivo que contempla torneios, convívios, aulas abertas e demonstrações, a decorrer em vários locais do concelho. A exposição comemorativa onde se destacam, em períodos temporais, os acontecimentos mais importantes desta iniciativa, pode ser visitada  até ao dia 30 de setembro, no RioSul Shopping.

 

A iniciativa, a decorrer até ao dia 19 de outubro, este ano sob o lema “União e Paixão”, apresenta um calendário com cerca de 70 modalidades, que vão realizar-se em coletividades, escolas e pavilhões escolares, equipamentos e espaços públicos de todas as freguesias do concelho. Existem modalidades individuais e coletivas, desportos radicais e náuticos, artes marciais, jogos tradicionais e de mesa.

 

Podem participar nas atividades praticantes populares ou federados, consoante as regras oficiais de cada modalidade, quer em representação de clube ou equipas, quer em representações individuais e/ou grupos informais. O objetivo essencial é promover o acesso ao Desporto para Todos, permitindo a prática de atividade física ao máximo número de pessoas.

 

As inscrições são gratuitas e feitas em impresso próprio, à disposição nas coletividades que organizam as respetivas modalidades, nas juntas de freguesia, na Divisão de Atividades Desportivas, nas Piscinas Municipais de Amora e Corroios, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e em www.seixaliada.net.

 

Para assinalar as 30 edições da Seixalíada foi criada uma exposição onde se destacam, em períodos temporais, os acontecimentos mais importantes desta iniciativa.

São 33 painéis que retratam a história deste grande evento desportivo, marco indiscutível da integração desportiva e da democratização do desporto popular. São imagens que mostram os rostos que fizeram esta iniciativa, onde os visitantes poderão recordar alguns dos principais momentos da Seixalíada.

A mostra que esteve presente nas festas populares do concelho e na Festa do Avante!,  vai estar patente de 24 a 30 de setembro, no RioSul Shopping, e no E’Leclerc, de 1 a 7  de outubro.

 

A Seixalíada, que teve a sua 1.ª edição no ano 1982, tem como objetivo movimentar o maior número possível de atletas federados e não federados de todos os escalões etários, sensibilizar a generalidade da população para os benefícios da prática regular do desporto, valorizar os ideais da ética desportiva e reforçar a integração social de todos os munícipes.

 

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, movimento associativo, e conta com o envolvimento das escolas e autarquias do concelho.

Mais informações disponíveis em seixaliada.net e cm-seixal.pt

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *